MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 25 de março de 2012

Obama diz que Pyongyang deve mostrar sinceridade antes de negociar


Presidente discursou após encontro com presidente da Coreia do Sul.
Obama disse que novas sanções podem ser consideradas.

Do G1, com agências internacionais*
O presidente norte-americano, Barack Obama, disse neste domingo (25) em Seul, que a Coreia do Norte, país que abandonou o compromisso de negociar uma desmilitarização multilateral há três anos, precisa mostrar 'sinceridade' antes que as negociações possam ser reiniciadas. Obama disse também que a nação não será recompensada por um "mau comportamento" e que mais sanções poderão ser consideradas caso o país leve para frente seu plano de lançar foguetes, anunciado recentemente. "Seria difícil manter a ajuda alimentar para a Coreia do Norte se eles lançarem foguetes como planejado", disse o presidente.
Obama discursou em Seul, onde participa de um evento de segurança nuclear. Pouco antes de se pronunciar, ele teve um encontro a portas fechadas com o presidente sul coreano, Lee Myung-bak.
A Coreia do Norte planeja lançar um satélite usando um foguete de longo alcance no mês que vem, o que os EUA e outras potências dizem violar uma proibição da ONU atividade de tecnologia nuclear e de mísseis porque a mesma tecnologia poderia ser usada para mísseis de longo alcance.
O presidente americano, Barack Obama, e o colega sul-coreano, Lee Myung-bak, respondem perguntas de jornalistas em Seul (Foto: Pablo Martinez Monsivais/AP)O presidente americano, Barack Obama, e o colega sul-coreano, Lee Myung-bak, respondem perguntas de jornalistas em Seul (Foto: Pablo Martinez Monsivais/AP)
Durante a manhã, Obama visitou a zona desmilitarizada (DMZ), uma faixa de 248 km que divide em duas a Península Coreana desde o fim da Guerra da Coreia (1950-1953). Materializada por uma zona tampão de 4 km de largura entre os dois países, que não assinaram um tratado de paz, a última fronteira da Guerra Fria é uma das mais protegidas do mundo. "Vocês estão na fronteira da liberdade", disse a uma parte dos 28.500 soldados americanos mobilizados no Camp Bonifas.
"O contraste entre Coreia do Sul e Coreia do Norte não pode ser mais estridente, mais evidente que aqui", destacou o presidente, que afirmou estar "orgulhoso" de suas tropas.
Do lado norte, uma grande bandeira do regime stalinista estava a meio pau para marcar o 100º dia após a morte de Kim Jong-il, que comandou o país com mão firme durante 17 anos e faleceu em dezembro. Ele foi sucedido pelo filho mais novo, Kim Jong-un.
Na entrevista coletiva, o presidente americano também destacou que a política da China para tentar moderar as provocações do aliado norte-coreano não funcionam, pois não conseguiu obter nenhuma mudança fundamental no comportamento de Pyongyang. "Minha sugestão à China é que a forma como comunicam suas preocupações à Coreia do Norte deveria provavelmente refletir o fato de que sua política nas últimas décadas não conduziu a nenhuma mudança fundamental no comportamento da Coreia do Norte", declarou Obama.
* Com informações da Reuters e AP

Nenhum comentário:

Postar um comentário