MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 24 de março de 2012

Nutricionista mostra alimentos ricos em fibras e fala sobre benefícios


Segundo Karin Honorato, consumo ajuda na prevenção de doenças.
Fibras estão presentes nas frutas, vegetais, sementes, grãos e farelos.

Do G1 MG

A nutricionista Karin Honorato fala neste sábado (24) sobre os alimentos ricos em fibras e os benefícios dessa substância para a saúde. Segundo ela, as fibras estão presentes nas frutas, nos vegetais, nas sementes, nos grãos e até mesmo nos farelos. Elas agem nos intestinos e ajudam na prevenção de doenças.
“As fibras fazem parte das paredes das plantas e são classificadas como carboidratos complexos. Porém, essas substâncias não são digestivas para o organismo, nosso organismo não consegue absorver e digeri-las tão bem, nós não temos enzimas suficientes”, explica
De acordo com Karin, as fibras chegam intactas nos intestinos e principalmente nesses órgãos, elas conseguem fazer uma boa ação, prevenido doenças como diverticulite, inflamação no intestino, prisão de ventre, hemorróidas e até câncer de intestinos.
A cada dia mais as pessoas têm consumido menos fibras e não estão alcançando as necessidades diárias recomendadas para prevenir as doenças. A dose diária de fibras recomendada pela nutricionista, em média, é de 20g a 30g. Porém, “quanto mais calorias você consumir, mas fibras você precisa na alimentação e consequentemente mais água, para que essas fibras não congestionem o seu intestino”, diz.
Existem dois tipos de fibras principais as solúveis e as insolúveis, segundo Karin. A primeira quando entram em contato como a água, forma um gel, principalmente no estômago. “Isso faz com que você tenha mais saciedade, vai ter menos vontade de comer e também diminui a entrada de açúcar e de gordura para o organismo”, afirma. As fibras solúveis são importantes para diminuir o nível de colesterol e de glicose. Elas ajudam a prevenir diabetes e doenças cardiovasculares.
Já as fibras insolúveis, servem para “aumentar o volume e a maciez das fezes”. Por isso, elas são importantes para o controle da prisão de ventre.
Alimentos ricos em fibras
O farelo de trigo é apontado por Karin como um dos alimentos mais ricos em fibras. “Uma colher tem, em média, 7g de fibras”. Os flocos de aveia e as sementes de chia também estão entre os campeões em fibras. Ela cita também o arroz integral e o feijão. “Esse casamento pode ter até 8g de fibras por refeição.
A nutricionista ainda recomenda o consumo de frutas, sempre que possível, com as cascas. “As cascas possuem fibras diferentes da polpa”. O bagaço também possui fibras. A mesma recomendação é feita para o consumo de legumes.
Karin também aponta uma sobremesa que contém fibras, o figo seco. Amêndoas com casca e sementes de abóbora possuem, em média, 4g de fibra por colher de sopa. Outro alimento citado pela nutricionista é o pão 100% integral. Em média, 4g por fatia.
Karin recomenda o consumo diário desses variados alimentos ricos em fibras. Ela destaca que alimentos de origem animal como carnes, ovos e leites não possuem fibras em sua composição

Nenhum comentário:

Postar um comentário