MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 10 de março de 2012

Nutricionista desmitifica o ovo e mostra os benefícios do alimento


Segundo ela, o ovo é considerado um alimento protéico completo.
Karin Honorato fala das diferenças entre o de granja, o caípira e o orgânico.

Do G1 MG

Continuando o especial sobre a quaresma, a nutricionista Karin Honorato fala neste sábado (10) sobre os benefícios do ovo. Segundo ela, o ovo é considerado um alimento protéico completo, como grande valor biológico para as células. “O corpo aproveita todos os seus nutrientes e, com isso, consegue formar e dar manutenção para as células, para os músculos e até mesmo para os nossos anticorpos”, explica.
A nutricionista conta que por muito tempo o ovo foi considerado um grande vilão para a alimentação. Diziam, segundo ela, que o ovo aumentava o colesterol e os riscos de doenças cardiovasculares, mas estudos já comprovaram que ele não aumenta o colesterol a ponto de causar problemas cardiovasculares.
“Muito pelo contrário, o ovo é rico em uma substância que se chama colina. A colina, além de ser excelente para o sistema nervoso central, para a transmissão dos impulsos nervosos, para toda parte da membrana da célula, quebra a homocisteína, que é importante para proteger o organismo contra as doenças cardiovasculares”,afirma.
O ovo é rico em vários nutrientes, principalmente cálcio, que é presente inclusive na casca, de acordo com Karin. As cascas podem ser secas, trituradas e acrescentada em preparos como feijão e salada. “Uma colher de café da casca do ovo ao dia já traz uma dose considerável de cálcio para sua saúde”, recomenda a nutricionista.
Outros nutrientes presentes no ovo são: o ferro, as vitaminas do complexo B, A – importante para visão –, D, e antioxidantes como a luteína e a xantina – que protegem a visão.
Dúvidas sobre o alimento
Karin afirma que a cor da casca do ovo tem a ver com a raça da ave. E recomenda que, na hora da compra, a pessoa opte por produtos que tenham registro dos órgãos oficiais. Sobre diferentes tipos de ovo, ela cita os de granja, os caipiras e os orgânicos.
“A maioria que é vendida no mercado é de produção em granja, onde as aves comem ração, que muitas vezes possuem aditivos para produção ser maior. No caso dos ovos caipira, a embalagem deve escrever e estar registrado que eles são caipira. O que indica que as aves foram criadas soltas. Muitas vezes quando consomem ração, são mesmo sem excesso de aditivos”, diz.
Já os ovos orgânicos, precisam do selo de orgânicos. De acordo com a nutricionista, as aves que produzem esse tipo de ovo consomem somente alimentos orgânicos. Os ovos caipiras e orgânicos possuem mais vitaminas e nutrientes, segundo Karin
Sobre o risco da salmonela, a nutricionista recomenda lavar o ovo antes do uso. Com relação ao ovo de codorna, ela afirma que cinco deles equivalem nutricionalmente a um de galinha, possuindo um pouco mais de ferro e de cálcio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário