MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 9 de março de 2012

No dia do Dj, Festival lembra shows marcantes da Tenda Eletrônica 2012


No dia que homenageia a classe, Djs doam parte dos cachês recebidos.
Nomes como Yves Larock, Hugo Haus e Miss Cady tocaram no espaço.

Do Festival de Verão Salvador
Nesta sexta-feira, 9 de Março, é comemorado o dia internacional do DJ. A data foi instituída pela Unesco em 2002 e desde então a ideia é fazer com que DJs de todo o mundo doem parte dos seus cachês arrecadados neste dia (ou semana) para instituições de caridade assistidas pelas fundações "World DJ Fund Foundation" e a " Nordoff Robbins Music Therapy".
E o Festival de Verão Salvador não poderia deixar passar a data em branco. Em 2012, entre os vários Djs que formaram a line up da Tenda Eletrônica do evento, estiveram grandes nomes como Mark Usa, Mauro Telefanksoul, Hugos Haus, Nazca e Yves Larock. A tenda ainda recebeu uma convidada especial na noite de quinta-feira (26), a musa Ivete Sangalo que participou da gravação de um clipe da cunhada, a Dj Miss Cady, que também se apresentou no espaço (veja vídeo acima).
Como surgiu o DJ
O termo Dee Jay surgiu nos anos 50, nos Estados Unidos, dando nome aos profissionais do rádio que selecionavam as músicas que seriam tocadas. Nos anos 70, eles saíram das rádios e foram para as pistas das discotecas. Nessa época já se utilizada da técnica oriunda do dub, vertente do reggae, herdada dos imigrantes jamaicanos, que cortavam manualmente o trecho da música no rolo de fita dat e colavam fazendo assim suas versões musicais que até hoje chamamos de samplear e remixar.
No Brasil, o primeiro “discotecário” oficial foi o Sr. Oswaldo Pereira, que animava os bailes dos anos 50, utilizando apenas um toca-discos. Na década de 70, os DJs/radialistas Big Boy e Ademir, apesar de pouca técnica, sempre utilizavam o microfone para interagir com o público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário