MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 10 de março de 2012

Navios paraguaios abandonados em Porto Alegre serão leiloados


Embarcações foram apreendidas por falta de segurança para navegação.
Valor arrecadado servirá para quitar parte da dívida portuária com estado.

Do G1 RS
Embarcações paraguaias estão atracadas desde 1997 em Porto Alegre (Foto: Cristiane Franco/Divulgação)Embarcações paraguaias estão atracadas desde 1997 em Porto Alegre (Foto: Cristiane Franco/Divulgação)
Dois navios paraguaios que estão atracados desde 1997 no porto de Porto Alegre, quando foram apreendidas pela Marinha do Brasil em razão da falta de segurança para navegação, serão leiloados no dia 30 de março, às 11h, no auditório da Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH) do Estado, na capital gaúcha. As embarcações pertenciam ao governo paraguaio e foram entregues à SPH em junho de 2011.
Encaminhado pelo Governo, o projeto de lei que propunha o recebimento dos navios, por parte do Estado, em troca das dívidas no valor de quase R$ 5 milhões, foi aprovado pela Assembleia Legislativa. “Sabemos que o valor das embarcações não corresponde à dívida acumulada, mas foi a maneira legal que encontramos para solucionar este problema que vai além das questões estéticas. Há também questões ambientais que envolvem todo o processo”, disse o superintendente da SPH, Pedro Homero Flores Obelar.
Construídos em 1994, os navios Mariscal José Félix Estigarríbia e General Bernardino Caballero chegaram a Porto Alegre em 1997 carregados de trigo. Eles pertenciam a uma empresa estatal de navegação do Paraguai. Retidos na capital gaúcha em 1997 pela Marinha, eles foram abandonados pela empresa proprietária. Em 2011, o presidente do Paraguai, Fernando Lugo, assinou o decreto que autorizava a doação dos navios ao Governo gaúcho.
Embarcações paraguaias estão atracadas desde 1997 em Porto Alegre (Foto: Cristiane Franco/Divulgação)Sucatas dos dois navios vão a leilão no final do mês de março (Foto: Cristiane Franco/Divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário