MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 20 de março de 2012

Na PB, projeto de dessalinização transforma água salgada em doce


Agricultores comemoram depois de anos sofrendo com a seca.
Água é própria para consumo e para irrigar as lavouras.

Do Globo Rural
O lugar tem o nome de Cachoeira Grande, mas a água que chega vem da terra. Na zona rural de Aroeiras, agreste da Paraíba, a 140 quilômetros de João Pessoa, foi implantado o programa Água Doce, do Governo Federal, onde um sistema de dessalinização é alimentado por um poço artesiano.
Cada litro de água processada rende meio litro de água potável. O agricultor Olivaldo da Silva é quem comanda o sistema e conta que é o suficiente para abastecer a comunidade.
Terezinha Bezerra, de 72 anos, agora tem água de qualidade a todo momento e perto de casa, situação bem diferente da enfrentada durante décadas nos períodos de seca.
Da água que sobra do processo de dessalinização, nenhuma gota se perde. Ela vai para tanques, onde os agricultores desenvolvem um projeto de piscicultura. Eles passaram por um treinamento e, além de alimentar os peixes, também controlam a qualidade da água.
Cada tanque produz uma tonelada de tilápias. A venda é rápida e parte do dinheiro vira benefício para as 94 famílias da comunidade.
O programa Água Doce é implantado em áreas do semiárido brasileiro. Até agora, cerca de 150 mil pessoas já foram beneficiadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário