MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 16 de março de 2012

Museu do Homem do Norte reabre ao público em Manaus


Museu conta com aproximadamente 2 mil peças.
Local oferece acessibilidade para portadores de deficiência visual.

Do G1 AM
Museu fica localizado no Centro Cultural dos Povos da Amazônia (CCPA) (Foto: Divulgação)Museu fica localizado no Centro Cultural dos Povos da Amazônia (CCPA) (Foto: Divulgação)
Inaugurado em 13 de março de 1985, em Manaus, o Museu do Homem do Norte, agora sob a administração do Governo do Estado do Amazonas, através da Secretaria de Estado da Cultura (SEC), abre as portas ao público no Centro Cultural dos Povos da Amazônia (CCPA), de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, com entrada franca.
O Museu conta com 2 mil peças, que retratam as inúmeras peculiaridades do estilo de vida e costumes do homem do Norte, do caboclo ao indígena, retratando aspectos do homem amazônico e a relação com a natureza, cultura e política.
De acordo com a museóloga e curadora, Veralúcia Ferreira, o espaço está dividido em quatro ambientes. O primeiro conduz o visitante ao reconhecimento da região norte, da descrição dos estados à exibição de peças arqueológicas. No segundo, ganham destaque detalhes da cultura indígena. O terceiro ambiente foi destinado à manifestação artística indígena. No último momento é exposta a cultura contemporânea do homem do norte.
Integrando o percurso, os visitantes também podem ter acesso à área de exposição ao ar livre do CCPA: conhecer o Barracão da tecnologia do Guaraná, a Casa de Farinha, o Tapiri de Defumação da Borracha, a ambientação de uma Casa de Caboclo e a do Xabono Yanomami e a Maloca Aruak, onde serão recepcionados por Miguel, índio da etnia Tukano.

Um dos destaques do museu, segundo Veralúcia, é a inserção de recurso que promovem a acessibilidade de pessoas com deficiência visual. Durante a visitação, pessoas portadoras de deficiência visual podem contar com a orientação de monitores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário