MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 9 de março de 2012

MS corre risco de epidemia de dengue tipo 4, alerta diretora de vigilância


Campo Grande confirmou os dois primeiros casos do novo tipo de dengue.
População não tem imunidade contra esse tipo de dengue, aponta especialista.

Do G1 MS

Diretora de vigilância em saúde explica sobre confirmação de tipo 4 da dengue em MS (Foto: Reprodução/TV Morena)Diretora de vigilância em saúde de Campo Grande,
Márcia Dalfabro (Foto: Reprodução/TV Morena)
Após a confirmação do primeiro registro da dengue tipo 4 em Mato Grosso do Sul, a diretora de vigilância em saúde de Campo Grande, Márcia Dalfabro, alertou nesta sexta-feira (9), que existe o risco de uma epidemia de dengue no estado. A última epidemia da doença foi registrada em 2010.
“Nunca entrou o vírus tipo 4 em Mato Grosso do Sul, é a primeira vez. A população está sem proteção ao tipo 4, todo estão sujeitos a ter este tipo da doença”, afirma. De acordo com a diretora, todas pessoas que tiveram os tipos 1, 2 e 3 da doença podem ser infectados pelo quarto tipo do vírus.
Apesar dos registros de dengue terem diminuído nos últimos anos, a diretora alerta para que a população continue com as ações de prevenção da doença. Não jogar lixo em terrenos baldios e recolher vasilhames que acumulam água são alguns dos procedimentos que diminuem a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue.
A diretora ressalta que o tipo 4 da dengue se manifesta da mesma forma que os outros tipos, porém, por ser um novo sorotipo, a possibilidade de uma nova epidemia é maior. “A evolução clínica da doença é igual aos outros tipos, o maior problema é que não pela análise clínica não dá para diferenciar qual o tipo do vírus”, comenta a diretora.
Os dois pacientes confirmados com o tipo 4 do vírus eram moradores do Jardim Eliane e Conjunto Parati, mas a diretora afirma que em toda a cidade haverá intensificação nos trabalhos. Não haverá reforço no número de agentes de saúde porque, de acordo com a diretora, não houve aumento no número de notificações.
Dados
No último boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde, divulgado no dia 3 de março, constam 250 notificações de dengue em Mato Grosso do Sul, sendo 89 em Campo Grande. Os municípios considerados prioritários em relação a prevenção contra a doença são: Mundo Novo, Laguna Carapã, Rio Negro, Três Lagoas, Corumbá, Taquarussu, Ribas do Rio Pardo e Alcinópolis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário