MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 22 de março de 2012

MP vai investigar irregularidades em óticas da Grande Curitiba


Lojas oferecem consultas oftalmológicas a preços populares.
Promotora diz que a relação comercial entre óticas e especialistas é irregular.

Do G1 PR, com informações da RPC TV Curitiba
O Ministério Público do Paraná (MP-PR) vai investigar irregularidades em óticas da Região Metropolitana de Curitiba. Algumas lojas oferecem consultas oftalmológicas a preços que variam de R$ 20 a R$ 50. O flagrante foi registrado pelo ParanáTV, da RPC TV.
Em um consultório improvisado nos fundos de uma ótica, um optometrista receitou um óculos a um produtor da RPC TV sem fazer consulta, o que é proibido por lei.
"É absolutamente proibido que qualquer técnico de óptica, qualquer optometrista, prescreva lentes de contato ou lentes de grau. Isso é privativo de médico oftalmologista”, diz a promotora de Justiça Fernanda Garcez.
Além desta irregularidade, a relação comercial entre óticas e oftalmologistas também tem sido apontada como prática ilegal recorrente.

Segundo a promotora, a existência de consultórios médicos no interior, anexos ou atrelados, nos estabelecimentos comerciais que venda óculos e lentes de contato é “terminantemente proibida”.
Em uma ótica do Centro de Curitiba, uma mulher é flagrada entregando panfletos que anunciam as consultas oftalmológicas a preços populares e indicam os especialistas. Quando abordada pela equipe de reportagem, ela nega que estava entregando os anúncios.
Contudo, as imagens de uma câmera escondida mostram que foi ela que levou o produtor ao consultório do oftalmologista. O médico que receitou um óculos, mesmo sem haver necessidade, também foi procurado pela reportagem da RPC TV, mas por telefone ele negou a parceria com as óticas. “Eu não tenho nada a ver com essas óticas. Nem conheço”, afirmou.
A ótica que contrata a mulher que entrega os panfletos é a mesma que ficou com a receita do óculos do produtor. Mas a atendente diz que isso nunca aconteceu. Em uma outra ótica, em que a equipe de reportagem flagrou a atendente negociando o preço das consultas no balcão, em frente às câmeras ela também negou que combina o valor a ser cobrado pelo atendimento médico.

2 comentários:

  1. CENSO 2000: BRASIL É UM PAIS DE CEGOS!

    Dados atualizados - Censo 2009 - são 18,81 milhões de deficientes visuais, isto equivale dizer que possuímos 57 Forças Armadas de deficientes visuais.

    Nos EE.UU., existem 32.000 Optometristas responsáveis por 70% dos exames de vista que são feitos nas ópticas, de modo racional, econômico, eficiente e até mesmo profilático, pois os casos de patologias são enviados para os médicos que são os únicos que tratam de doenças. Na Inglaterra 90% dos exames são feitos por Optometristas. Na Espanha existem 9.000 Optometristas e 5.000 médicos oftalmologistas. Na Europa, em média, 60% dos exames de refração ocular são procedidos por tecnólogos em Optometria

    Todos os paises do G20 reconhece a optometria, Por que o brasil é tão dificil fazer o bem pra quem precisa? E os oftalmologistas (não todos) usam essas rediculas reportagem, para se favorecerem.

    Estudam medicina pra receitarem óulos? Pra receitarem lentes corretivas quantas horas de óptica estudaram?

    Mais informações no site: www.croosp.org.br

    ResponderExcluir
  2. concordo plenamente..

    Oftalmologista deve fazer cirurgias e nao receitar lentes, até porque o Optometrista estuda somente isto e o Oftalmologista estuda 1 materia somente sobre isto..

    Brasil ainda é um pais ignorante, onde juizes e promotores não entendem o que estão julgando.

    ResponderExcluir