MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 25 de março de 2012

Mostra de arte com alunos nus gera polêmica em universidade no AM


Aluno disse que apresentação foi constrangedora.
'Falar mal em pleno século XXI é exagero', diz chefe de Departamento.

Mônica Dias Do G1 AM

Apresentação do Departamento de Arte (Foto: Rayssa Almeida/TV Amazonas)Apresentação do Departamento de Arte
(Foto: Rayssa Almeida/TV Amazonas)
Uma aula apresentação envolvendo quatro artistas nus chamou a atenção de estudantes da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), em Manaus. A performance ocorreu na quarta-feira (21) durante o projeto ' Café com Artes', espécie de acolhida aos calouros no curso de Licenciatura de Artes Plásticas da Universidade.
Em entrevista ao G1, o idealizador da apresentação, Fabiano Barros, contou que a ideia do projeto é mostrar na prática como funciona a técnica de monotipia. Segundo ele, a mostra surgiu a partir de um trabalho feito para a universidade e teve a autorização professor Doutor do Departamento de Artes da Ufam, Otoni Mesquita.

"Em 2009 eu fiz um trabalho com monotipia do corpo humano, processo de passar tinta em alguma textura e carimbar numa superfície. O professor Otoni sugeriu apresentar o projeto no 'Café' e resolvi, além de apresentá-lo, mostrar como foi feito", explicou o artista plástico.
Fabiano Barros contou que convidou três amigos, entre eles um aluno da universidade, para participar da performance. "Fizemos uma pequena reunião e concordamos em ficar pelados, porque no processo a roupa só iria atrapalhar".
O aluno do 4° período de Língua e Literatura Francesa, Bruno Davila se sentiu desconfortável assistindo à apresentação artística. "Achei constrangedor. As pessoas não estão acostumadas com esse tipo de coisa. Apoio quase todas as manifestações de arte na Universidade, mas essa foi meio tensa", declarou o estudante.

"Uma das funções do curso de artes plásticas é justamente refletir sobre o corpo, o lugar do corpo na sociedade contemporânea, em que contexto ele se insere e como se dá a relação do homem com o próprio corpo, portanto, nada melhor do que apresentar aos calouros uma atividade como essa, e a própria repercussão que o caso está gerando já é insumo para mais reflexão", disse o aluno do curso de jornalismo Alan Gomes.
Para a chefe do Departamento de Artes, Denize Piccolotto, comentários negativos a respeito da nudez são oriundos de pessoas que não entendem os valores artísticos contemporâneos. Fabiano Barros faz intervenções artísticas na Universidade há muitos anos, de acordo com a chefe de departamento, e é respeitado pelos professores da Instituição.

"Nós organizamos esta festa e estávamos cientes de tudo, nada foi aleatório. Infelizmente nem chegou a acontecer o nu artístico, já que os alunos usaram tapa sexo e estavam com o corpo pintado. Eu acho que falar mal disso, em pleno século XXI, é um exagero por parte de pessoas que desconhecem o valor e o significado da arte", disse a professora.

Apesar das críticas, o autor da apresentação disse que o momento foi especial. "Nós conseguimos dar um teor de profissionalismo ao trabalho muito grande. Foi muito especial. Os professores que assistiram apertaram nossas mãos e nos elogiaram pela coragem".

Sobre as manifestações contra à monotipia, o ex-aluno da Universidade do Amazonas disse: "Quem só viu as fotos nas redes sociais, deve ter ficado no mínimo curioso. Ninguém esperava um trabalho tão audacioso, porque 99% das pessoas têm medo ou repulsa ao nu, a beleza natural", disse o artista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário