MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 24 de março de 2012

Moradores de Lagarto, em Sergipe, denunciam poluição do rio Jacaré


O rio abastece a barragem que distribui água para parte do município.
Deso diz que análise não identificou problemas na região.

Do G1 SE

Moradores do município de Lagarto, localizado a 75 quilômetros da capital sergipana, denunciaram nesta sexta-feira (23) a poluição do rio Jacaré. O afluente do rio Piauí abastece a barragem que distribui água para parte da cidade. Um criador de gado da região colheu água do rio e constatou que ela é amarelada se comparada com a retirada de um poço artesiano.
“Eu nasci e cresci aqui e a gente tomava banho nesse rio. A água era limpinha, mas há uns cinco anos começou essa poluição onde a água é amarelada e tem até cheiro”, relata o pecuarista Landulfo Almeida. A cerca de um quilômetro do rio um terreno funciona como lixão que pode ser uma das causas dessa poluição.
A água do rio Jacaré passa pela estação de tratamento da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) até chegar às torneiras, mas a qualidade não tem agradado a população local.
“Eu não uso nem para tomar banho porque o cabelo fica duro e também não uso para beber porque a água vem com bastante cloro. Tive que cavar um poço para procurar outros recursos para melhorar o banho e outras atividades”, afirma a vendedora Joselma de Santana Fontes.
A Deso diz que análises são feitas periodicamente para verificar a qualidade da água e que nenhum problema foi detectado. O órgão informa ainda que não há qualquer problema com a licença ambiental da estação de tratamento da água do rio e que nunca havia recebido uma reclamação referente ao excesso de cloro, mas que será verificado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário