MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 18 de março de 2012

Mercado oferece oportunidades para fazer produtos para Páscoa de casa


Empresário montou um espaço para dar cursos e movimentar.
Comerciantes fazem o curso e já fabricam ovos em casa.

Do PEGN TV

A Páscoa é a data mais aguardada por quem fabrica chocolate. É nesta época que triplica a produção nas empresas. E o mercado oferece ainda oportunidades para quem quer fazer, em casa mesmo, delícias com o chocolate, como ovos de páscoa, coelhinhos e saborosos bombons.

O empresário Renato Juncal há 12 anos investiu R$ 500 mil no negócio de doces e chocolates. São delícias de dar água na boca. Ovos recheados, trufados, crocantes e bombons de todos os tipos.

Hoje, ele oferece milhares de itens para o consumidor final e para o atacado. Para movimentar a empresa na época da Páscoa, ele vende de tudo para a produção de chocolates. Com dez funcionários, o faturamento da loja é de R$ 400 mil por mês. “O segredo é ter bastante variedade, ficar de olho nas novidades, procurar saber o que o consumidor está procurando”, afirma o empresário.

E ele foi além: montou um espaço para dar cursos e movimentar a loja. Ele agregou novo serviço e triplicou o faturamento. Na época da Páscoa, as salas de aula chegam a receber 60 alunos por dia.

Quem quer investir na produção caseira de chocolates e ganhar dinheiro, é só frequentar um curso de culinária. Existem centenas deles espalhados pelo país. É possível aprender a manipular o chocolate, derreter, colocar em formas e embalar.

“Você compra um quilo de chocolate para começar, para aprender. Aí, compra formas, papéis e fitas e isso não é descartável. Você guarda para outra vez usar, tá bom, vale muito a pena trabalhar com chocolate, além de ser muito gostoso”, diz a professora de culinária Zilda Sandrim.
O interessado pode fazer um curso gratuito na loja. Mas, se quiser aprender um pouco mais, pode fazer especialização em ovos de chocolate, e pagar de R$ 5 a R$ 60. “Eu vim justamente por isso, para poder aumentar mais o conhecimento de outros tipos de ovos, não só o tradicional”, afirma a aluna Susana Oliveira.

A comerciante Rosa Sarro e Luis fazem o curso, mas já fabricam ovos de Páscoa em casa. O
trabalho garante ao casal uma renda de R$ 5 mil por mês. E não pense que a produção de Rosa é pequena. Ela chega a fazer 400 ovos na época da Páscoa.“Todo ano tem sempre gente que nunca comeu e quer experimentar ou alguém que fala. Então, todo ano aumenta um pouquinho”, diz a comerciante.

Quem frequenta o curso já aproveita para comprar matéria-prima para a confecção dos chocolates. E na loja a variedade é enorme. São 8 mil itens, desde barras ao leite, produtos para recheio e cobertura até embalagens bem coloridas.

Com a loja lotada de clientes e principalmente de alunos, o empresário Renato Juncal chega a faturar R$ 1,2 milhão. “A Páscoa é o nosso ganha-pão. É a época que a gente tem maior movimento da loja e todo nosso trabalho é voltado para Páscoa”, diz.

“Eu sou um chocólatra. Amargo, ao leite, todos. Diz que o mais saudável é o amargo. Eu dou preferência porque vem 60%, 70% de cacau, então eu estou nele”, diz a comerciante Simone Moratta.
“Chocolate ao leite, meio amargo, de tudo. Os ovos de páscoa, são chamariz mesmo e não nem como ficar sem. Para a família toda, é a oportunidade de comer e presentear também”, afirma a autônoma Kátia Queiróz.

E o empresário Osmir de Angelo há 26 anos comanda uma fábrica de chocolate na região central de São Paulo, tem chocolate por toda parte. É de dar água na boca. “Este ano nós vamos lançar um com coco, um com creme de coco, porque o bombom de coco é o nosso principal bombom”, explica.

No início, o empresário investiu o equivalente a R$ 20 mil. Hoje, com 18 funcionários, ele fabrica todos os tipos de chocolate.
Este é, disparado, o período de maior produção na fábrica. Para atender a todos os pedidos, o trabalho chega a aumentar quatro vezes em relação a outros meses do ano. Entre ovos e bombons, serão 20 toneladas de chocolate para abastecer o mercado.
O chocolate fabricado pela empresa é vendido em três lojas próprias, além de empórios de São Paulo. Para o empresário, o bom momento econômico do Brasil alavanca as vendas. “A classe C está tendo acesso agora a chocolate e a chocolate de qualidade inclusive. Então, tudo isso aí ajuda a ter este crescimento de consumo”, diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário