MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 11 de março de 2012

Membro do BCE vê sinais de estabilização da economia


Agência Estado
Redação Folha Vitória
Frankfurt - Há sinais hesitantes de que a atividade econômica está se estabilizando nos países da zona do euro e a região poderá voltar a ter crescimento em 2013, depois de uma "recessão muito suave" neste ano. A afirmação é de Benoit Coeure, membro do Conselho Executivo do Banco Central Europeu (BCE), em entrevista publicada na edição matinal de segunda-feira do jornal japonês Nikkei.

Segundo Coeure, o BCE vai monitorar com cuidado o impacto dos empréstimos por três anos a juros baixos feitos pela instituição aos bancos. O BCE já vê sinais preliminares de que os empréstimos, concedidos em dezembro e novamente em fevereiro, no total de mais de 1 trilhão de euros, "têm sido usados para aumentar o crédito para empresas e pessoas físicas", disse o banqueiro.

Coeure observou que os créditos do BCE estabilizaram os bancos da zona do euro e permitiram que alguns deles reestruturassem seus ativos, além de beneficiar o mercado de bônus governamentais, à medida que os bancos passaram a comprar títulos soberanos de curto prazo com taxas de retorno maiores, usando os créditos baratos do BCE. Como resultado disso, os bancos se tornaram ainda mais dependentes de sua própria estrutura de capital e das avaliações sobre sua exposição à dívida dos países.

Ele ressalvou que a segmentação dos mercados de capitais dentro da zona do euro não é positiva e não deve persistir no longo prazo. "A função própria dos mercados de capitais na Europa, que é a concessão de crédito através das fronteiras, precisa ser restaurada", acrescentou.

Coeure disse ainda que o BCE tem mais uma medida heterodoxa a tomar, já que "a situação ainda e frágil": compras de bônus governamentais no mercado secundário. Segundo ele, o BCE sabre que tem de preparar uma estratégia de saída dessas medidas, mas "o momento ainda não está maduro" para isso. As informações são da Dow Jones.

Nenhum comentário:

Postar um comentário