MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 10 de março de 2012

Marcha das Vadias é realizada pela primeira vez em Campo Grande


Cerca de 100 pessoas participaram da marcha na manhã deste sábado (10).
Protesto, que começou no Canadá, luta pela liberdade das mulheres.

Do G1 MS

Marcha das Vadias em Campo Grande, MS (Foto: Tatiane Queiroz/G1 MS)Com cartazes e faixas, manifestantes cantaram palavras contra a violência (Foto: Tatiane Queiroz/G1 MS)
A Marcha das Vadias reuniu cerca de 100 pessoas na manhã deste sábado (10), na região central de Campo Grande. O protesto, que luta pela liberdade das mulheres, nasceu em Toronto, no Canadá. No Brasil já aconteceram edições em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Paraná e Pernambuco.
Segundo a organizadora do evento, Valéria Mont Serrat, a marcha está sendo realizada pela primeira vez em Mato Grosso do Sul. “Queremos chamar a atenção para os dados alarmantes de violência, principalmente sexual, contra as mulheres no estado e provocar discussões para o enfrentamento dessa violência”, afirmou.
Marcha das Vadias em Campo Grande, MS (Foto: Tatiane Queiroz/G1 MS)Cerca de 100 pessoas participaram do protesto em Campo Grande (Foto: Tatiane Queiroz/G1 MS)
Os manifestantes se concentraram na Praça do Rádio Clube, depois percorreram a avenida Afonso Pena e a rua 14 de Julho, e terminaram no calçadão da rua Barão do Rio Branco. Com faixas, cartazes e pinturas pelo corpo, as mulheres cantaram palavras contra o abuso sexual, preconceito e o machismo.
A advogada Thereza Elaine, 29 anos, aderiu ao protesto. “Acredito que a sociedade e o poder público precisam se instrumentalizar para combater as situações de violência e abusos contra as mulheres. Por isso acredito nessa luta”.
Apesar do caráter feminista, o protesto também contou com a participação de homens. “A marcha mostra que as mulheres devem ser respeitadas pela sociedade em todos os seus aspectos, politicamente, profissionalmente e também sexualmente”, enfatizou o psicólogo Evandro Mascarenhas Filho, de 44 anos, que estava no evento.
Dados da Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul (Sejusp) apontam que, em 2011, foram registradas 281 ocorrências de estupros contra mulheres somente em Campo Grande.

Nenhum comentário:

Postar um comentário