MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 12 de março de 2012

Lavouras de soja registram recordes de produtividade em GO


Adubação é um dos segredos dos produtores do estado.
Goiás deve colher em torno de 8,1 milhões de toneladas do grão.

Do Globo Rural

Alguns produtores de soja do sudoeste de Goiás vêm conseguindo produtividades recordes nas lavouras. Um dos segredos está no capricho da adubação.
Na fazenda do agricultor Andrei Martins, que fica no sudoeste goiano, foram plantados mil hectares, mesma área do ano passado. Mas a produtividade da lavoura saltou de 48 para 63 sacas por hectare. A tecnologia teve um papel fundamental no processo. “A utilização de mapas de fertilidade e de adubo em altos níveis para suprir as demandas mineiras das plantas”, explica.
Até mesmo em áreas menores é possível conseguir altas produtividades. Na fazenda de 115 hectares em Santo Antônio da Barra, o agricultor fez apenas o monitoramento da área ainda na safra de verão do ano passado. Ele recolheu algumas amostras de solo e levou para estudo em laboratório. Em um dos talhões o produtor chegou a colher 76 sacas por hectare.
O produtor Maurício Miguel, que também é agrônomo e cuida pessoalmente de todos os detalhes da produção, conseguiu aumento da produtividade com a adubação caprichada. Ele diz que com base na análise de solo colocou micronutrientes. “Todo talhão tem de ser observado porque cada talhão pode ser diferente do outro”, explica.
As 76 sacas colhidas significam 4,57 quilos por hectare. Esse é um resultado bem acima da média do estado, que nesta safra gira em torno de 3,1 mil quilos por hectare.
Pelo último levantamento da CONAB, Goiás deve colher este ano uma safra de soja semelhante à do ano passado, em torno de 8,1 milhões de toneladas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário