MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 22 de março de 2012

Jaguar Land Rover anuncia joint-venture com a Chery


Objetivo é fabricar e vender veículos para o mercado chinês.
Acordo envolve US$ 2,8 bilhões; fábrica ficará perto de Xangai.

Do G1, com informações da Reuters
Jaguar XJ (Foto: Divulgação)Jaguar Land Rover quer ampliar participação
na China (Foto: Divulgação)
A Jaguar Land Rover fechou um acordo de joint-venture com a Chery Automobile para fabricar e vender veículos na China, disseram as duas companhias, em um momento em que a marca de luxo britânica visa a um crescimento mais robusto no maior mercado de carros do mundo. A Jaguar Land Rover hoje pertence ao grupo indiano Tata Motors e, por isso, só conseguiria uma produção na China com a parceria de uma empresa local, de acordo com as leis do país.
A demanda pelos sedãs e utilitários esportivos da Jaguar Land Rover na China explodiu nos últimos anos, com a receita no país crescendo mais rapidamente que em outros importantes mercados, enquanto os carros de luxo continuam com forte demanda mesmo considerando que a venda de carros em geral esfriou.
Mas apesar de o acordo ser um impulso para a Jaguar, de propriedade da indiana Tata Motors, é apenas um passo em um processo longo e complexo que, dizem analistas, tem risco de não surtir efeito.
"É uma acordo entre duas companhia, ainda muito longe de uma joint-venture", opinou John Zeng, responsável pelo setor de Ásia-Pacífico da consultoria LMC Automotive. "Mesmo tendo atendido a todas as exigências para uma joint-venture, a aprovação nunca é garantida, já que novos projetos automotivos não são mais estimulados", acrescentou.
As duas companhias estão buscando aprovação regulatória para o acordo de 17,5 bilhões de iuans (US$ 2,8 bilhões) na China, tinham dito neste mês à Reuters duas pessoas com conhecimento das negociações.
Os detalhes financeiros da joint-venture, que vai fabricar e vender veículos da Jaguar e de marca resultante do acordo, não foram divulgados no comunicado desta quarta-feira.
"A demanda por veículos Jaguar e Land Rover continua a aumentar significativamente na China e acreditamos que a Jaguar Land Rover e a Chery podem, em conjunto, desenvolver o potencial dessas marcas icônicas", afirmaram o presidente-executivo da Jaguar Land Rover, Ralf Speth, e o presidente do conselho da Chery, Yin Tongyao, no comunicado em conjunto das companhias.
A empresa resultante do acordo ficará na cidade de Changshu, perto de Xangai, e vai fabricar utilitários esportivos da Land Rover na primeira fase e posteriormente carros da Jaguar, disse uma fonte à Reuters no mês passado.
Fábrica no Brasil
Assim como na China, a crescente demanda por veículos da marca Land Rover no Brasil despertou o interesse na companhia em abrir uma fábrica no país. O investimento ainda é avaliado, principalmente após o governo anunciar o aumento do Imposto Sobre Produtos Industrializados para veículos importados de países sem acordo automotivo com o Brasil. O aumento de 30 pontos percentuais do imposto também inclui modelos fabricados no país, que não cumpram os 65% de índice de nacionalização de peças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário