MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 8 de março de 2012

Idosa de 66 anos passa a noite na fila para ter atendimento médico na BA


Moradores reclamam da espera nos postos de saúde em Teixeira de Freitas.
Secretaria rebate e afirma que atendimentos estão nos padrões do SUS.

Do G1 BA, com informações da TV Santa Cruz

Idosa passa a noite na fila para conseguir atendimento em Teixeira de Freitas (Foto: Reprodução/TV Santa Cruz)Aposentada passou noite na fila para conseguir
atendimento (Foto: Reprodução/TV Santa Cruz)
Moradores de Teixeira de Freitas, no extremo sul baiano, reclamam do atendimento nos postos de saúde. São 35 unidades públicas no município. Normalmente, para garantir uma ficha, os pacientes chegam às filas ainda durante a madrugada. É o caso de Dona Santa Ferreira, de 66 anos. Ela relata que chegou às 3h da madrugada para tentar um atendimento no posto do bairro Liberdade I. “Se vier mais tarde, não acha mais ficha”, denuncia a aposentada, que passou a noite sentada na calçada.
A longa espera nem sempre garante a consulta médica. “Ficar aqui até uma hora dessas e depois ir para casa sem resposta nenhuma é ruim”, reclama a professora Vânia Rodrigues. As pessoas que chegam no meio da madrugada precisam aguardar a abertura dos portões às 7h.
No posto do bairro Vila Vargas, apenas 12 fichas são distribuídas para cerca de 40 pessoas que tentam atendimento médico. No bairro Castelinho, a situação é ainda pior porque as consultas estão suspensas por falta de profissional para realizar a marcação.
A Secretaria da Saúde de Teixeira de Freitas informou que o número de fichas atende ao estabelecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Quanto à falta de profissionais, informou que a contratação depende da Secretaria da Administração e assegurou encaminhamentos a outros lugares a todos que buscarem atendimento nos postos de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário