MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 13 de março de 2012

Greve da limpeza leva hospitais a suspender cirurgias e internações


Secretaria de Saúde promete repassar pagamento na quarta-feira (13).
Paralisação afeta atendimento no Hospital Geral de Goiânia e no HDT.

Do G1 GO, com informações da TV Anhanguera

A sujeira acumulada devido à greve dos funcionários da limpeza atrapalha o funcionamento de dois importantes hospitais públicos de Goiânia. Na manhã desta terça-feira (13), houve cancelamento de cirurgias e funcionários se recusaram a fazer novas internações. Após o acirramento da crise, a Secretaria Estadual de Saúde informou que a ordem de pagamento para a empresa terceirizada responsável pelo serviço sairá quarta-feira (14).
Referência em cirurgias de alta complexidade, o Hospital Geral de Goiânia (HGG) suspendeu 10 operações marcadas para esta manhã. Nas segunda-feira (12), outros 10 procedimentos cirúrgicos também foram cancelados.

A área externa do HGG está sem limpeza desde a última sexta-feira (9). De acordo com a SES, 30% dos servidores trabalham na manutenção das áreas prioritárias do hospital, mas acompanhantes de pacientes reclamam da situação. "O que mais incomoda é o cheiro dos banheiros, que estão sem condições de uso. Os corredores estão imundos", diz a assistente social Aparecida Conceição Machado. Ela acompanha o filho vítima de um acidente vascular cerebral (AVC).
Internações
No Hospital de Doenças Tropicais (HDT), funcionários se recusam a fazer novas internações. Na tarde de segunda, a água da chuva invadiu a unidade, agravando o problema da falta de higiene.
A situação oferece risco para doentes e funcionários. "O paciente fica prejudicado com o risco de infecções. Por outro lado, a exposição dos próprios funcionários ao ambiente insalubre aumenta o risco de contrair doenças", alerta o diretor-geral do HDT, Boaventura Brás de Queiroz.
Nesta manhã, após uma reunião de mais de uma hora, funcionários do HDT decidiram não realizar novas internações. "A decisão é que a gente mantenha o atendimento para pacientes que já estão internados, mas como as enfermarias não estão sendo higienizadas, não haverá disponibilidade de novas vagas", explicou a enfermeira Luzinéia Vieira.
Pagamento
Em nota, a Secretaria de Saúde informou que nesta tarde realizaria um mutirão para limpar o HDT. De acordo com informações da gerência de Execução Orçamentária e Financeira da SES, o valor total da dívida referente aos meses de novembro e dezembro é de R$ 3.710.669,16 milhões. A verba deve ser repassada na quarta-feira (14).
Segundo a empresa, a dívida do governo chega a R$ 6 milhões. Mas a secretaria alega que os meses de janeiro e fevereiro ainda não foram faturados por falta de documentação da firma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário