MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 8 de março de 2012

Governo vai intensificar ação bilateral na fronteira paraguaia contra aftosa


Casos de aftosa registrados no Paraguai preocupam autoridades sanitárias.
Serviços dos dois países podem ser integrados na fronteira.

Da Agência Estado
Os dirigentes do serviço de defesa sanitário dos governos do Brasil e do Paraguai vão intensificar a fiscalização do trânsito e do comércio de animais na região de fronteira, para coibir o contrabando do gado e a propagação de doenças como a febre aftosa na região. No início do ano, casos de aftosa detectados no Paraguai preocuparam as autoridades sanitárias dos dois países.
A proposta de integrar o trabalho dos serviços veterinários, policiais e de inteligência dos dois países e de se criar um canal de troca de informações permanente foi discutida nesta quinta-feira (8) no primeiro dia de reunião entre os dirigentes da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA), do Ministério da Agricultura, e do Serviço Nacional de Qualidade e Saúde Animal (Senacsa, sigla em espanhol), do Paraguai. A reunião está sendo realizada em Ponta Porã (MS).
O veterinário Guilherme Marques, diretor do Departamento de Saúde Animal da SDA, afirmou que, com mais informações dos compradores e vendedores, os fiscais irão investigar possíveis infrações e estabelecer os processos cabíveis. Ele acredita que esta iniciativa, somada às ações de controle que vêm sendo realizadas pelos países, devem reduzir as chances de ocorrência de novos focos da doença e ajudar o Paraguai a recuperar o status de livre de aftosa com vacinação.
Marques disse que o Brasil já investiu R$ 10 milhões com o deslocamento de fiscais federais agropecuários, diárias de colaboradores eventuais e manutenção das Forças Armadas na fronteira desde setembro do ano passado, quando foi notificado o primeiro foco no lado paraguaio.
Em nota divulgada pela assessoria de imprensa do Ministério da Agricultura, o presidente do Senacsa, Félix Otazú, afirmou "que o apoio técnico permanente do Brasil e a manutenção da compra de carne do Paraguai têm contribuído para o país superar esse momento difícil". Ele disse que a experiência brasileira no combate à aftosa é fundamental para definir critérios, rumos e correções para o fortalecimento da sanidade da região e do continente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário