MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 8 de março de 2012

Governo aceita desculpas da Fifa, diz Ministério do Esporte


Secretário pediu 'pontapé no traseiro' do Brasil por atraso de Lei da Copa.
Ministério informa que presidente Dilma receberá presidente da Fifa.

Do G1, em Brasília

O Ministério do Esporte anunciou na tarde desta quinta-feira (8) que o governo brasileiro aceitou os pedidos de desculpas da Federação Internacional de Futebol (Fifa) após declaração do secretário-geral da entidade, Jérome Valcke, de que o Brasil precisava de um "pontapé no traseiro". Valcke criticava a demora para a aprovação da Lei da Copa no Congresso e atrasos nos preparativos para o evento, em 2014, no Brasil.
O ministério também informou que a presidente Dilma Rousseff receberá em audiência o presidente da Fifa, Joseph Blatter, "em data a ser marcada"
As cartas enviadas pelo ministério à Fifa não deixam claro se Valcke será mantido como interlocutor para assuntos relacionados à Copa, mas a assessoria de imprensa da pasta informou que Aldo aceita que Valcke continue como interlocutor. Destacou, porém, que se trata de uma decisão da Fifa. A definição, porém, só deve ser anunciada após encontro entre Blatter e as autoridades brasileiras, diz a assessoria.
No sábado (3), após a divulgação da declaração, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, convocou a imprensa para dizer que o governo brasileiro não mais aceitaria Valcke como interlocutor para assuntos da Copa.
CriseA crise entre Brasil e Fifa começou após a divulgação, na última sexta (2), de que  Jérôme Valcke disse que o Brasil precisava de "pontapé no traseiro", na tradução da expressão em inglês "kick up in the backside". Depois, em carta enviada ao governo brasileiro nesta segunda (5), ele explicou que a expressão foi utilizada em francês, "se donner un coup de pied aux fesses", e significa apenas "acelerar o ritmo".
Nesta segunda (5), o governo enviou pedido oficial para Fifa para afastar Valcke das negociações com o Brasil. No mesmo dia, chegou a carta de Jérome Valcke com pedido de "desculpas" pela declaração.
No dia seguinte, o próprio presidente da Fifa, Joseph Blatter, pediu desculpas e solicitou uma audiência com Aldo Rebelo e a presidente Dilma Rousseff. Na resposta a Blatter, Aldo Rebelo afirma que o Cerimonial da Presidência da República agendará o encontro.
O ministro do Esporte diz a Blatter, porém, "que episódios como este não podem se repetir, em prol da boa preparação da Copa do Mundo no Brasil".
Veja abaixo a carta enviada ao presidente da Fifa:
Carta do ministro Aldo Rebelo ao presidente da Fifa, Joseph Blatter (Foto: Reprodução)Carta do ministro Aldo Rebelo ao presidente da Fifa, Joseph Blatter (Foto: Reprodução)
Veja abaixo a carta enviada ao secretário-geral da Fifa:
Carta do ministro Aldo Rebelo ao secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke (Foto: Reprodução)Carta do ministro Aldo Rebelo ao secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke (Foto: Reprodução)
Veja abaixo nota divulgada no site do Ministério do Esporte:
"O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, enviou, na tarde desta quinta-feira (08/03), duas cartas à FIFA. Uma endereçada ao presidente da entidade, Joseph Blatter, e outra ao secretário-geral, Jérôme Valcke.
Na primeira, Rebelo afirma ter aceitado o pedido de desculpas feito por Blatter em relação ao tom de declarações do secretário-geral da entidade sobre a preparação do Brasil para a Copa do Mundo de 2014.
Rebelo afirma que a presidenta da República, Dilma Rousseff, receberá Joseph Blatter em audiência. A data ainda será confirmada.
O ministro reitera que episódios dessa natureza não podem se repetir, "em prol da boa preparação da Copa do Mundo no Brasil".
Na outra correspondência, endereçada a Jérôme Valcke, Aldo Rebelo afirma ter aceitado o pedido de desculpas do secretário-geral da FIFA."

Nenhum comentário:

Postar um comentário