MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 9 de março de 2012

Furto de imagem em cemitério de Uberaba, MG, gera protesto inusitado


Família oferece recompensa para recuperar imagem roubada.
Venda de imagens de bronze diminuíram por conta dos furtos.

Do G1 Triângulo Mineiro

Imagem de Cristo foi furtada do túmulo de ex-prefeito (Foto: Reprodução/TV Integração)Imagem de Cristo foi furtada do túmulo de ex-prefeito
(Foto: Reprodução/TV Integração)
Em Uberaba, no Triângulo Mineiro, o furto de uma imagem de Cristo, no cemitério São João Batista, foi motivo de uma forma diferente de protesto. Para recuperar a imagem, que pesa cerca de 10 quilos e que para a família tem valor sentimental, um cartaz foi afixado no túmulo, oferecendo recompensa pra quem tiver informações sobre o objeto.
O cartaz com o anúncio e o número de telefone para contato foi colocado no mesmo local onde estava a imagem de Cristo. Há quase 60 anos, a escultura enfeitava a sepultura de um ex-prefeito de Uberaba, Geraldino Rodrigues da Cunha. O crime foi denunciado à polícia, mas a ideia da recompensa surgiu do filho do ex-prefeito, o empresário Antônio Ronaldo Rodrigues da Cunha."Hoje essa escultura valeria cerca de R$ 3 mil. A recompensa é um valor simbólico, tem mais valor sentimental e este não tem dinheiro que pague”, afirmou o empresário.
No mesmo cemitério está enterrado o médium Chico Xavier e, no local, também está instalada uma imagem de bronze em homenagem ao médium. Segundo o administrador do cemitério, Jamir Messias os casos de furto de imagens são corriqueiros.
Em um túmulo bem ao lado, uma imagem de 70 centímetros também foi levada. Os alvos são de tamanhos bem diferentes. Por serem mais fáceis de carregar, as alças banhadas de bronze simplesmente desaparecem. ”Já fizemos vários boletins de ocorrências, mas, infelizmente, não tivemos retorno nenhum. Nossa opinião é que tinha que punir primeiro quem comprou, o receptador. Se ele não comprasse não adiantava roubar”, afirmou o administrador.
Segundo o zelador do cemitério, Eurípedes Ferreira, aos poucos algumas lápides perdem a identidade. “Até letras eles roubam. Tem que ser muito parafusado, bem colocado pra não roubar”, afirmou o zelador.
Como consequência, a arquitetura dos novos túmulos já está diferente. Segundo Luzia Nascimento, vendedora de uma loja de peças decorativas para cemitério, o requinte deu lugar à simplicidade. A venda de peças de bronze na loja caiu pela metade nos últimos três anos. ”Por causa dos furtos, hoje a gente vende mais as peças de alumínio. É mais barato e menos pesado”, afirmou.
A família do ex-prefeito disse que vai continuar a tentativa de encontrar a imagem. "Todos deveriam ter um respeito maior nesse local", finalizou Antônio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário