MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 20 de março de 2012

Fundação Cecon realiza cirurgia de próstata inédita no Amazonas


Intervenção retira totalmente a próstata com o auxílio de uma micro câmera.
Paciente será acompanhado por dez anos para que o câncer não volte.

Do G1 AM
Cirurgia durou cerca de seis horas. (Foto: Divulgação/Agecom)Cirurgia durou cerca de seis horas.
(Foto: Divulgação/Agecom)
A equipe do Serviço de Cirurgia Minimamente Invasiva da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon) realizou, no último dia 29 de fevereiro, um procedimento médico inédito no Estado. A prostatectomia radical videolaparoscópica consiste na retirada total da próstata com a ajuda de uma micro câmera.

O paciente, um aposentado de 76 anos acometido por um câncer de próstata, passa bem e já recebeu alta. A equipe multidisciplinar é composta por oito pessoas e foi coordenada pelo uro-oncologista Cristiano Paiva, coordenador do serviço, que realizou a cirurgia, que durou cerca de seis horas.

O especialista diz que apesar do paciente não sentir mais nenhum sintoma da doença, ele será acompanhado periodicamente por dez anos, tempo necessário para garantir que a enfermidade não retornará.

Paiva diz que a cirurgia agrega vários benefícios ao paciente, entre eles a redução da incisão, que normalmente teria 25 centímetros e que, com a utilização da câmera, fica em um centímetro apenas, já que o equipamento possibilita a localização da área a ser retirada com maior precisão.

Foi necessária a abertura de seis pequenos canais para a inserção da câmera, porém, segundo o especialista, o sangramento é menor que numa cirurgia convencional. Além disso, o paciente sente menos dor durante o pós-operatório, e a possibilidade de uma infecção também é menor, a recuperação é mais rápida e o tempo de internação é reduzido pela metade. Isso resulta no aumento da oferta de cirurgias dessa natureza na FCecon e maior disponibilidade de leitos.
A cirurgia minimiza os riscos das sequelas mais comuns nesse tipo de doença, como incontinência urinária e impotência sexual, pois o procedimento agride menos a área pélvica, onde a próstata está localizada.

O novo procedimento representa uma evolução no tratamento desse tipo de doença no Amazonas. Estima-se que esse procedimento possa ser realizado uma vez por semana por profissionais do Serviço de Urologia da Fundação em parceria com o Serviço de Cirurgia Minimamente Invasiva.

Alta tecnologia
A cirurgia videolaparoscópica é feita com o auxílio de uma câmera de um centímetro, que é inserida em uma incisão do mesmo tamanho, detectando com mais precisão as lesões ou tumores nos pacientes com câncer. Um televisor de 45 polegadas com tela de LCD também é utilizado na intervenção. Ele permite que toda a equipe possa observar a execução do procedimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário