MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 25 de março de 2012

Família de Chico Anysio vai criar instituto contra tabagismo, diz Malga


Projeto visa ajudar pessoas com doenças bronco-respiratórias.
Viúva afirma que humorista também será nome de rua.

Janaína Carvalho Do G1 RJ

Malga deixa o crematório no Caju (Foto: Janaína Carvalho / G1)Malga deixa o crematório no Caju
(Foto: Janaína Carvalho / G1)
Na saída da cerimônia de cremação do humorista Chico Anysio, que terminou por volta das 13h40 deste domingo (25), a viúva do artista, a empresária Malga Di Paula, disse que a família está criando o Instituto Chico Anysio, que vai ajudar pessoas com doenças bronco-respiratórias.
"Vou abrir esse instituto porque é para ajudar. São 250 milhões de pessoas no mundo que sofrem desse mal e que o Chico vai estar ajudando. O instituto também tem o intuito de conscientização contra o tabagismo", ressaltou Malga, explicando que agora só falta o dinheiro.
Chico Anysio morreu na última sexta-feira (23) em consequência de uma parada cardiorrespiratória.
"Esse instituto é principalmente de apoio à pesquisa das doenças bronco-pulmonares. Estamos apoiando um projeto de um cientista brasileiro de São Paulo, doutor João Tadeu Bastos, cujo tratamento está muito próximo da cura do enfisema, utilizando células-tronco", afirmou Malga, ressaltando que essa já era uma vontade do humorista em vida e que não foi realizada porque Chico esteve muito ocupado esse ano.
Segundo Malga, a cerimônia de cremação foi muito bonita, uma homenagem digna do Chico. "Foram tocadas as músicas dele e nós cantamos, foi lindo. É muito estranho dizer isso, que foi lindo, mas foi. As cortinas foram fechadas, cortinas de veludo para ele. O show acabou muito bem", afirmou.
Curva do ChicoSobre a rua que ganhará o nome do humorista, ma Zona Oeste do Rio, Malga explicou que também era uma vontade dele.
"É uma curva que vai para o Projac e ele falou que queria muito que se chamasse curva do Chico, porque a curva não acaba nunca", afirmou a viúva nitidamente emocionada. Quanto ao acervo do comediante, quem definirá será a emissora na qual ele trabalhou durante tantos anos. "A Globo vai definir, pois é a casa do Chico. Isso será tratado na casa dele", disse ela.
Elano é o irmão mais verlho de Chico Anysio (Foto: Janaína Carvalho / G1)Elano é o irmão mais verlho de Chico Anysio
(Foto: Janaína Carvalho / G1)
Irmão mais velho do humorista, Elano Di Paula, de 89 anos, falou com os jornalistas ao sair da cerimônia. "Não teve despedida, a vida é eterna e daqui a pouco eu estou junto com ele. Apagou-se uma estrela, acenderam milhares de estrelas, que ele as fez e você gosta delas todas. Para cada uma delas que você olha, você vai ver o Chico. São centenas de luzes acesas por ele. Então ele não morreu, daqui a pouco eu me encontro com ele e mando um abraço para você", disse Elano, que é espírita.
CerimôniaA cerimônia de cremação reuniu familiares e amigos do humorista no Crematório da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro, no Cemitério São Francisco Xavier, no Caju, Zona Portuária da cidade.
Segundo advogado Paulo César Pimpa, Chico deixou um testamento pedindo que metade de suas cinzas fossem levadas para Maranguape, a cidade onde nasceu no Ceará, e outra metade para o Projac. A data em que as cinzas serão levadas para os dois lugares ainda não foi divulgada.
Bruno Mazzeo (Foto: Janaína Carvalho/G1)Bruno Mazzeo se emocionou ao falar do pai
(Foto: Janaína Carvalho/G1)
Muito emocionado, o filho do humorista, Bruno Mazzeo, agradeceu as manifestações de carinho. "Quero fazer um agradecimento ao povo pelas demonstrações de carinho. Ver o povo ontem, na porta do teatro foi o que deixou meu pai mais feliz. Uma pessoa que dedica 65 anos a alegrar um povo, principalmente um povo como esse, é uma pessoa abençoada, que cumpriu lindamente a sua missão", disse Bruno Mazzeo, visivelmente emocionado e com a voz embargada.
A ex-ministra Zélia Cardoso de Mello, que foi casada com Chico Anysio, foi à cerimônia acompanhada dos dois filhos.
A última mulher de Chico, Malga Di Paula, os filhos de Chico, Nizo Neto e André Lucas, o irmão, Elano Paula, a sobrinha do humorista, Cininha de Paula, e alguns amigos, como o cantor e vereador paulistano Agnaldo Timóteo (PR), os atores Daniela Escobar, Heloísa Perissé, Nelson Freitas e Eri Johnson, entre outros, também compareceram.
Velório
Mais de cinco mil pessoas compareceram ao velório do comediante, no sábado (24), no Theatro Municipal, no Centro do Rio.
"Chico Anysio não morreu, está no coração de todos os brasileiros. É feito Pelé. Por isso que vocês viram o povo vindo ao velório, mesmo debaixo de chuva. Teve até gente de muleta passando por aqui. Nada foi mais importante do que esse comparecimento do público", disse André Lucas, filho do comediante.
Quem também conversou com os jornalistas na saída do Theatro Municipal foi o ator Lúcio Mauro. Emocionado, relembrou os anos de trabalho ao lado do humorista, a que considerava "um irmão".
"Chico é amor, é saudade. Convivi com ele por 70 anos. Construímos uma amizade permanente. Considerava Chico Anysio um membro da minha família. Hoje peço perdão, pois deveria tê-lo amado mais, demonstrado mais este amor", destacou Lúcio.
Fãs
Fãs chegaram cedo
para acompanhar o velório. A concentração aumentou a partir das 12h, horário inicialmente divulgado para a abertura dos portões, e centenas de pessoas se acumularam na calçada, em meio a fotógrafos e jornalistas. Às13h30, o público finalmente pôde entrar. Por volta das 16h30, uma forte chuva tomou o local, o que fez o público se dispersar.
Familiares e amigos
Pela manhã, os atores Bruno Mazzeo e Nizo Neto, filhos do humorista, foram os primeiros a chegar ao local. Também prestaram as últimas homenagens o irmão do humorista, o diretor Zelito Viana; os sobrinhos, o ator Marcos Palmeira e a diretora Cininha de Paula, sua filha, a atriz Maria Maya; as atrizes Marília Pêra, Glória Pires, Natália Thimberg, Arlete Salles, Ana Furtado e Juliana Didone; os atores Emilio Orciollo Neto, Tim Rescala, Marcos Veras, Marcius Melhem, Leandro Hassum, Marcelo Madureira, Hélio de La Peña, Tom Cavalcanti, o cantor Elymar Santos e os diretores Daniel Filho e Boninho, e o governador Sérgio Cabral, entre outros.
Ao longo de seus 65 anos de carreira, o cearense Chico Anysio criou mais de 200 personagens e foi um dos maiores humoristas do Brasil com destaque no rádio, na TV, no cinema e no teatro.
Além de se dedicar ao humor, Chico também foi artista plástico. Apaixonado pela pintura, retratou paisagens ao redor do mundo a partir de fotografias que tirava dos países que visitava. Realizou exposições de seus quadros em diversas galerias do Brasil e chegou a afirmar que gostaria de ter dedicado mais tempo à atividade. Ele deixa oito filhos e completaria 81 anos no dia 12 de abril.
TwitterPoucos minutos após a divulgação da morte de Chico Anysio, o nome do humorista ficou em primeiro lugar no Trending Topics mundial - assuntos mais comentados -  do Twitter. Muitos famosos lamentaram a morte do comediante na rede social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário