MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 22 de março de 2012

Exportação estimula investimento em criação de búfalos no PA


Quase dois milhões de cabeças de búfalos estão no Pará.
Estado é um dos maiores exportadores de bubalinos do país.

Do Globo Rural

O crescimento na exportação de búfalos, no Pará, tem feito com que criadores da região invistam cada vez mais em melhoramento genético.
O Brasil possui três milhões de cabeças de búfalos. Quase dois milhões estão no Pará, segundo dados da Federação da Agricultura do Pará. O estado é um dos maiores exportadores de bubalinos do país. Só este mês 4,5 mil fêmeas e 100 machos de alta qualidade das raças murra e mediterrâneo irão embarcar para a Venezuela.
Antes de saírem do país os búfalos ficam de quarentena, quando passam por uma série de exames realizados por veterinários dos dois países. O rebanho que irá embarcar no início de abril está em uma fazenda na cidade de Inhangapi, no nordeste paraense.
Esse processo faz parte de um acordo assinado há quatro anos entre Brasil e Venezuela. O protocolo zoosanitário garante que o animal seja exportado livre de qualquer doença. “Dentro deste protocolo também é feita uma série de vacinações fora a vermifugação”, diz a veterinária Patrícia Moraes.
O rebanho brasileiro comprado pela Federação Bolivariana de Criadores e Agricultores da Venezuela é destinado à criação. A Venezuela se tornou o segundo criador de bubalinos da América Latina. O primeiro é o Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário