MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 23 de março de 2012

Expoagro apresenta novidades em tecnologia para pequeno agricultor


Feira é considerada a maior do país voltada para a agricultura familiar.
Mais de 55 mil pessoas devem passar pelo parque de exposições no RS.

Do Globo Rural

Pequenos agricultores participam da Expoagro em Rio Pardo, no Rio Grande do Sul. Muitos são fumicultores que querem aprender diversificar a produção nas propriedades.
Nos 30 hectares do parque da exposição, as novidades em tecnologia para o campo atraem o pequeno produtor. A família de agricultores, que viajou mais de 70 quilômetros, ficou admirada com a plantação de girassol. “Dá para pensar em investir em novas coisas para as nossas propriedades”, diz a agricultora Daiane Hubner.
A feira é considerada a maior do país voltada para a agricultura familiar. Mais de 55 mil pessoas devem passar pelo parque, a maioria de produtores de tabaco que buscam alternativas para diversificar a propriedade.
O tabaco divide espaço com outras variedades de cultivo. Os visitantes também assistem às demonstrações de máquinas e tiram dúvidas sobre a criação de animais. Este ano, a ovinocultura ganhou um espaço entre as atrações da Expoagro. Já a exposição de gado leiteiro tem atraído cada vez mais interessados.
A agricultora Angelita Medeiros planta fumo em Rio Pardo, mas adquiriu quatro vacas leiteiras na última edição da feira. Satisfeita com o investimento, ela voltou disposta a aumentar o rebanho. “Tem sido muito rentável. Aumentou em torno de 70% a renda da propriedade”, calcula.
No evento é organizado ainda o torneio leiteiro para incentivar a atividade. A vaca do criador Jorge da Silva, de Pelotas, foi uma das vencedoras com 45,5 litros em cinco ordenhas. “Uma vaca dessas pode produzir tranquilamente 60 litros de leite”, diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário