MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 26 de março de 2012

EUA querem agilizar passagem de brasileiros a trabalho pela imigração


Aprovados em seleção prévia serão liberados de controle de passaporte.
Medida depende de acordo de reciprocidade com governo brasileiro.

Letícia Macedo Do G1 SP

A diplomacia dos Estados Unidos anunciou nesta segunda-feira (26), em São Paulo, a intenção de incluir o Brasil no programa Global Entry (Gep), que promete agilizar a passagem dos brasileiros a trabalho pela imigração e alfândega do país. De acordo com representantes dos EUA, os viajantes aprovados em uma seleção prévia de documentos não precisarão passar por filas de controles de passaporte na chegada a 20 aeroportos, entre eles os de Miami e de Nova York.
A implementação do projeto-piloto ainda depende de aprovação do governo brasileiro.Os Estados Unidos esperam que o Brasil conceda o mesmo benefício para os norte-americanos que viajam para o país. Além disso, a Polícia Federal brasileira precisa aceitar colaborar com o programa.
De acordo com o diplomacia dos EUA, o processo de emissão de vistos permanece o mesmo. A inclusão no programa só ocorre após o pretendente ter obtido o visto. Após isso, o viajante deve solicitar a participação no programa.

Os interessados deverão se inscrever no sistema pela internet, pagar uma taxa de US$ 100 (válida por 5 anos) e aguardar uma resposta. A taxa não será restituída caso o visto seja negado.
Existe um grande interesse dos brasileiros para visitar os Estados Unidos e do americano visitar o Brasil"
Thomas Shannon,
embaixador dos Estados Unidos
Após o cadastro, a diplomacia americana fará a consulta do nome do viajante na Polícia Federal brasileira. Caso o nome consultado não tenha restrições, tais como antecedentes criminais, ele poderá participar do programa.

Reciprocidade
“Existe um grande interesse dos brasileiros para visitar os Estados Unidos e do americano visitar o Brasil. Estamos tentando abrir as portas e facilitar essas visitas nas maneiras possíveis, dentro das leis do Brasil e das leis dos Estados Unidos”, afirmou o embaixador dos Estados Unidos, Thomas Shannon, que participou da apresentação do programa.
Inicialmente, o sistema deve beneficiar 150 viajantes, principalmente executivos, funcionários de meios de comunicação e de empresas aéreas, que poderão ter até 70% de redução no tempo de espera nos aeroportos dos Estados Unidos.
Se a experiência tiver sucesso, o número de beneficiados deve subir para 1,5 mil pessoas. A expectativa é que, no futuro, mesmo aqueles que viajam a turismo também possam participar do programa.
Ainda essa semana, será apresentada uma versão do memorando para a Polícia Federal brasileira. A expectativa do adido de alfândega e proteção de fronteiras dos Estados Unidos, Jaime Ramsey, é que o acordo seja assinado entre maio e junho deste ano. Atualmente, o programa está disponível para holandeses e mexicanos, que já possuem termos de cooperação.

Aumento da demanda
A Missão Diplomática dos Estados Unidos no Brasil emitiu 944.868 vistos em 2011, o que representa um aumento de 51% em relação à demanda de 2010. Após anúncio de ampliação das equipes e das instalações consulares, os Estados Unidos avaliam que poderão processar até 1,8 milhão de vistos anualmente a partir de 2013.

Os Estados Unidos mantém um programa de isenção de vistos com países europeus e alguns do continente asiático. Por enquanto, não há previsão de que o Brasil integre esse grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário