MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 14 de março de 2012

Estudo vai avaliar diagnóstico do câncer de mama em Manaus


Pesquisa vai determinar se mulheres realizam o autoexame da mama.
Inca registrou 2.590 novos casos da doença na capital no ano passado.

Do G1 AM

Pesquisadores da UFC testamnovo método de identificação de metástase (Foto: INCA / Divulgação)O estudo é realizado pelo FCecon
(Foto: INCA / Divulgação)
Uma pesquisa vai determinar se as mulheres de Manaus realizam o autoexame da mama e o tempo que elas levam para buscar assistência médica diante de registro de um nódulo. Cerca de 61% das mulheres das mulheres pesquisadas afirmaram conhecer o exame, mas apenas 46% disseram fazer o procedimento, segundo dados parciais do estudo "O autoexame de mamas e o tempo para busca de assistência no serviço de referência na cidade de Manaus".
O estudo iniciou em setembro de 2011 na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon) e está entrevistando 167 mulheres que foram diagnosticadas com a patologia e estão em fase de tratamento. Segundo a desenvolvedora da pesquisa, a estudante de enfermagem Valéria Pacheco Dias, o estudo busca saber se o autoexame tem influenciado as mulheres a buscar o tratamento. "O Ministério da Saúde já orientou que o autoexame pode até omitir informações porque as mulheres o fazem e, às vezes, não encontram nada, ficam seguras e não fazem o exame tradicional", explicou a pesquisadora sobre a importância de aliar o autoexame à outros como a mamografia.
As mulheres entrevistadas para a pesquisa possuem idade de 30 a 99 anos. O estudo é apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e deve ser finalizado em agosto deste ano.

Incidência
O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que sejam diagnosticados 340 novos casos de câncer de mama no Amazonas em 2012. Em Manaus, a estimativa é de 290 novos casos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário