MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 20 de março de 2012

Estiagem compromete a produção de mel e causa prejuízos no Piauí


O problema atinge também as agroindústrias que beneficiam o produto.
Sem matéria-prima para trabalhar, muitas estão paradas.

Do Globo Rural

O município de Simplício Mendes é um dos maiores produtores de mel do estado. Em 2011, a produção passou de 400 toneladas. Neste ano, a falta de chuva está deixando os pequenos criadores preocupados.
A seca prejudicou a produção em 36 comunidades. Cada uma delas prepara o produto antes do beneficiamento, mas sem matéria prima, todas estão paradas.
Na cooperativa que recebe mel de outros 10 municípios vizinhos, a situação também é difícil. As máquinas estão paradas e seis dos dez funcionários podem perder o emprego.
Em Picos, a terceira maior cidade do estado, os efeitos da seca preocupam. Odair José perdeu 80% das colmeias que criava na zona rural do município e agora tem medo de levar mais prejuízo. “Em busca de alimentos, as abelhas tiveram que migrar daqui para outros municípios”.
A falta de chuva no Piauí atingiu também a produtividade do maior entreposto de mel da região nordeste. A Casa Apis processou, nos três primeiros meses de 2011, cerca de 230 toneladas de mel. Agora, por causa da seca, a safra não chegou a quatro toneladas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário