MEDIÇÃO DE TERRA

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MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 18 de março de 2012

Empresa fabrica tinta que isola calor e atende mercado de ‘prédios verdes’


Produto ajuda a diminuir custos até do ar condicionado.
Tinta reflete 99% dos raios do sol e evita invasão de calor nos ambientes.

Do PEGN TV
Para entrar no sofisticado mercado de construção de prédios sustentáveis, uma pequena empresa de São Paulo fabrica uma tinta especial, que isola o calor. A tinta ajuda a diminuir custos até do ar condicionado.
Os Estados Unidos lideram a construção de edifícios com certificação ambiental. E o Brasil está em quarto lugar.
Após 12 meses de pesquisas e testes, os empresários José Faria e Antônio Storani fizeram uma tinta que reflete 99% dos raios do sol e evita a invasão de calor nos ambientes. “O produto já existia nos Estados Unidos, com desenvolvimento Nasa, para aplicação aeroespacial, naves. Hoje nós fizemos melhor, pegamos essa tecnologia e aplicamos em vários segmentos de negócio”, explica Storani.
No Brasil, a tinta é usada para economizar energia nas construções. Ela é aplicada no telhado dos prédios. Ao refletir os raios de sol, diminui o aquecimento interno e os gastos com refrigeração do ambiente. “Hoje o mundo todo está falando em sustentabilidade, nós estamos iniciando prédios sustentáveis, existe uma metodologia para você construir um prédio sustentável, mais econômico”, diz Faria.
Os empresários investiram R$ 1 milhão na fábrica. Compraram matéria prima, montaram um laboratório, contrataram especialistas e fizeram laudos técnicos para atestar a eficiência do produto.
O segredo da tinta está em flocos que parecem neve. A tinta contém milhares de microesferas cheias de ar. São bolinhas de vidro ocas, internamente com ar. O fato de ter ar impede a passagem do calor.
Cada microesfera é quase mil vezes menor que um grão de areia. Elas são misturadas com minerais, resina e pigmentos. Com isso, forma-se a tinta refletiva, que adere em qualquer material: aço, alumínio, madeira, plástico.
As microesferas também fazem a tinta funcionar como um poderoso isolante térmico.
Em São Paulo, um shopping adorou a novidade e contratou a empresa para aplicar a tinta no telhado. O trabalho é feito com alpinistas urbanos que prestam serviço para a fábrica de tinta. São quatro mil metros quadrados de telhado, todo em alumínio. A tinta é aplicada com um compressor de ar.
Num dia de sol escaldante, a temperatura do telhado chega a 70 graus. E boa parte desse calor passa para baixo. Para se ter uma ideia, o shopping gasta R$ 120 mil por mês só para manter os aparelhos de ar-condicionado ligados o dia inteiro. Com a tinta refletiva, a ideia é derrubar o custo em até 30 %.
A empresa cobra de R$ 25 a R$ 28 por metro quadrado pintado, conforme a dificuldade do telhado. Com três alpinistas, o serviço é rápido. Um dia de trabalho com aplicação em duas camadas de tinta.
Por dentro, o shopping precisa manter a temperatura interna em 25 graus. Para isso, usa centenas de dutos que ventilam o ar resfriado. E quanto mais quente o dia, mais energia para manter essa temperatura.
“A busca dessa tecnologia é exatamente para trazer economia, alinhado com conceito de sustentabilidade de agredir muito menos a natureza, os clientes observam isso, sabem que nós estamos indo atrás de uma tecnologia que está bem alinhada com o conceito de sustentabilidade, diz o gerente de operações Alex Conceição.
O Brasil é hoje o quarto país do mundo em número de empreendimentos sustentáveis. São 43 construções, e mais de 400 em processo de certificação. Marcos Casado é gerente técnico do GBC Brasil, uma ONG que certifica os edifícios verdes. Entre os requisitos destacam-se ações para baixar a temperatura nas metrópoles.
“A gente busca reduzir o efeito de ilhas de calor que existe nas grandes cidades como em São Paulo. A gente tem uma diferença de oito graus. Então, as áreas mais urbanizadas têm cobertura escura e pavimentação escura geram esse efeito de ilha de calor. A tinta reflexiva vem para trabalhar, nas coberturas e até mesmo nas pavimentações, a redução desse efeito ilha de calor. Ou seja, vai criar áreas de conforto melhor para as pessoas”, diz.
Os empresários da tinta refletiva já venderam o produto para mais de 100 clientes, a maioria empresas. No último ano aplicaram em 50 mil metros quadrados de telhados. E garantem: em 2012, vão aumentar em dez vezes o faturamento da fábrica.
“Eu acredito que esse vai ser o último ano que nós vamos ficar como uma pequena empresa. Muitas empresas multinacionais estão nos procurando. Inclusive uma hoje da Alemanha, no setor de ferrovia, transporte, já está interessada numa grande parceria. A ideia é a gente fornecer o nosso produto para seis países, entre Europa, EUA, Ásia e América do Norte”, afirma Faria.

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