MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 16 de março de 2012

Em GO, agricultores devolvem embalagens com restos de veneno


Produtor que realiza esse tipo procedimento poderá ser multado, diz Inpev.
TV Anhanguera flagra vasilhames jogados ao relento de uma fazenda em Jataí.

Do G1 GO, com informações da TV Anhanguera

O Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev) denuncia que cerca de 10% dos agricultores que entregam vasilhames vazios de agrotóxicos nos postos de coleta estão deixando restos de veneno nas embalagens.

Segundo técnicos do Inpev, o procedimento está sendo feito incorretamente em Goiás, pois os produtores rurais não têm feito a tríplice lavagem, medida necessária antes da entrega do recipiente. A entidade realiza desde 2001 o recolhimento desse material, com intuito de contribuir com a preservação do meio ambiente.

A tecnóloga Kelly Farina, que é responsável pela central de recebimento de Jataí (GO), afirma que ao fazer a entrega desta forma, o produtor rural é notificado. “Mesmo sem lavar, nós recolhemos as embalagens. Porém, no recibo do agricultor vai anotada essa irregularidade”, explica.

Outro problema que preocupa o Inpev e ambientalistas da região é o descaso com os vasilhames. A TV Anhanguera flagrou dezenas de embalagens vazias expostas ao relento em uma fazenda da região. Mas, se isso for visto pelo órgão o responsável pelos produtos pode ser multado. “Se for pego em flagrante, o produtor rural pode ser multado. Pois, se ele não entregou as embalagens no centro de recebimento ou elas não estão na fazenda, é porque foram queimadas”, declara a tecnóloga Kelly Farina.

Crescimento
De acordo com o Inpev, em 2011, as unidades de recebimento no estado recolheram aproximadamente 3,5 mil toneladas de embalagens vazias de defensivos agrícolas. Somente em Jataí, foram entregues 500 toneladas de recipientes. Com isso, o volume foi 13% maior do que o processado em 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário