MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 6 de março de 2012

Disputa de terra causa conflito entre índios e fazendeiros na BA


Policiais foram à região de Itaju do Colônia para reforçar a segurança.
Território envolve uma área de 54 mil hectares.

Do Globo Rural
Aumenta o clima de tensão entre índios e fazendeiros por causa da disputa por terras no sul da Bahia. Policiais foram enviados à região para reforçar a segurança.
O patrulhamento foi intensificado nas estradas. Policiais militares fazem bloqueios na entrada do município de Itaju do Colônia. Homens da CIPE, Companhia Independente de Policiamento Especializado, também estão na região.
Os fazendeiros e as comunidades indígenas estão em pé de guerra.“Eles estão vindo a todo momento ameaçando e atirando na gente para pegar, para matar”, avisa Danilo Santos Rocha, índio pataxó.
“Se for esperar um derramamento de sangue, vai ficar difícil. Aí o negócio complica”, alerta o agricultor Zelito Oliveira da Silva.
Estradas foram bloqueadas e muitos produtores não têm para onde levar o gado. Quarenta e oito propriedades foram invadidas por índios no sul da Bahia desde o início do ano. A Justiça Federal expediu 23 mandados de busca e apreensão à procura de armas na área de conflito. Uma representante do Ministério Público Federal também está acompanhando a situação e apura denúncias de ameaça e agressão entre índios e fazendeiros. A ação, que deve decidir com quem ficam as terras, está no Supremo Tribunal Federal.
O território em disputa envolve uma área de 54 mil hectares. A cacauicultura e a pecuária são as principais atividades da região. Depois das últimas ocupações, o governo do estado informou que encaminhou um ofício ao Supremo pedido que a Corte acelere o julgamento do processo que tramita há quase 30 anos.
“Há um limite para tudo. Não justifica uma ação deste porte tramitar há 30 anos. Enquanto isso, perde-se vidas”, diz Wilson Jesus de Souza, coordenador da FUNAI.
O Supremo Tribunal Federal informou que não há data prevista para o julgamento do processo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário