MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 19 de março de 2012

Dezenove de março é Dia de São José, padroeiro dos agricultores


Em PE, quem sofre com a seca, reza para que a chuva volte depressa.
No CE, feriado homenageia santo e pede ajuda para lavouras.

Do Globo Rural
São José é celebrado na casa da aposentada Eunice dos Santos todas as manhãs. O santo, famoso por mandar chuva aos agricultores nordestinos, tem um lugar especial.
Eunice é casada com o agricultor Durval dos Santos, que no momento, nem pensa em preparar a terra. O motivo: não chove na região desde dezembro do ano passado. Até as fruteiras, no quintal da casa, estão morrendo.
Os primeiros moradores da vila foram os pais de Durval. O casal teve cinco filhos, todos nasceram e foram criados no sítio Pedra Fina, no sertão de Pernambuco. O tempo passou e a família cresceu. Só Durval e Eunice tiveram 12 filhos e todo domingo a família se reúne na capela para pedir proteção ao padroeiro da igreja.
São José é festejado com muito entusiasmo. Durvalina é uma das filhas de Durval e Eunice e conta que o marido, além de pedreiro, também tira do campo, o sustento da família. Para a colheita ser farta, ela reza para a chuva não demorar tanto.
No Ceará, a data é comemorada com feriado em homenagem a São José. Antes da cinco da manhã sai uma procissão da igreja da cidade, pelas ruas de Pindoretama, até o centro cultural, onde uma missa é realizada em homenagem ao santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário