MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 7 de março de 2012

De olho em famílias, montadoras 'esticam' modelos de sucesso


Salão de Genebra abre espaço versões mais espaçosas.
Fiat 500, Chevrolet Cruze, Hyundai i30 e Jaguar XF são exibidos assim.

Do G1, em São Paulo

O Salão de Genebra, que realiza nesta quarta-feira (7) o segundo dia de apresentações para a imprensa, reservou também lançamentos importantes para um público-alvo que costuma mexer com o mercado, especialmente o europeu: as famílias. De olho nas necessidades desses clientes, as montadoras mostram no evento na Suíça versões alongadas de modelos de sucesso de seus portfólios.
  •  
fiat 500L (Foto: Frank Augstein/AP)Fiat mostra o 500L no Salão de Genebra (Foto: Frank Augstein/AP)
Fiat quer mostrar que o mini carro 500 pode fazer sucesso com outras medidas e lança o 500 L, um Cinquecento maior, de quatro portas, para transportar até cinco pessoas. Uma forma de concorrer com a marca especialista no assunto, a Mini, que possui portfólio bem maior do que o da Fiat nesta categoria.
Com L de "large" (grande), segundo a marca, ele mede 4,14 metros, ou 60 centimetros a mais do que o 500 tradicional. De largura tem 1,78 m, 16 cm a mais que o subcompacto. Na altura, também ganha por 17 cm (mede 1,66 m). Longe de poder ser considerado uma perua, o modelo é, de acordo com a montadora italiana, uma multivan, chamado de MPV.
Na motorização, o 500L terá como opções o TwinAir (de 900 cc) e um 1.4 a gasolina, além do bloco a diesel 1.3 Multijet II. O porta-malas pode levar "quase" 400 litros, diz a Fiat. Ele será produzido na planta de Kragujevac, na Sérvia, e deve começar a ser vendido na Europa ainda este ano.
chevrolet cruze sw (Foto: Martial Trezzini/AP)Chevrolet Cruze SW foi apresentado também nesta terça (Foto: Martial Trezzini/AP)
A Chevrolet trouxe para Genebra o Cruze SW, a versão perua do modelo, que também chegará ainda em 2012 ao mercado europeu. O carro vem com cinco opções de motor. Além dos já conhecidos 1.6i 16v de 124 cavalos de potência e 1.8i 16v de 141 cv, utilizados na Europa, o SW terá um 1.4i 16v turbo (141 cv), também a gasolina, e mais duas opções a diesel de 1.7 e 2.0. Para os modelos com esses novas opções de motores haverá o sistema start-stop, em que carro desliga sozinho quando parado e é retomado quando o motorista pisa no acelerador.
Nas medidas, o destaque é o porta-malas que, de acordo com a fabricante, tem capacidade para 500 litros, podendo chegar até 1.500 l, com os bancos rebatidos, graças ao seu comprimento de 4,67 m (16 cm a mais que o hatch e 7 cm além do sedã).
Hyundai i30 Wagon (Foto: Divulgação)Hyundai i30 Wagon (Foto: Divulgação)
Uma das estrelas da Hyundai no salão, a nova geração do  i30 Wagon difere do i30 CW comercializado no Brasil por ter 4,48 m de comprimento (é 10 cm maior). Criado para o consumidor europeu, ele já traz as linhas atualizadas do irmão hatch. O volume do porta-malas divulgado é de 528 litros, podendo chegar a 1.642 litros com os bancos rebatidos.
No conjunto mecânico, serão oferecidas as mesmas opções de motor da versão hatch, sendo três a gasolina e três a diesel.
jaguar xf sportbrake (Foto: Denis Balibouse/Reuters)Jaguar XF Sportbrake (Foto: Denis Balibouse/Reuters)
A Jaguar também mexeu no sedã XF 2012 para torná-lo uma perua de luxo. A versão XF Sportbrake, revelada em Genebra, deve começar a ser vendida no Reino Unido ainda este ano. A montadora diz que o carro ficou apenas 5 mm mais longo que o sedã. O porta-malas tem espaço para 550 litro chegando a 1.675 l com rebatimento dos bancos.
O Sportbrake é equipado com motor 2.2 ou 3.0 diesel, combinado com câmbio automático de oito velocidades. Também houve alterações na suspensão para esta versão. Preços e especificações ainda não foram anunciados, mas este é mais um lançamento esperado para este ano na Europa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário