MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 15 de março de 2012

Cooperativa de criação de peixes gera renda para produtores do Piauí


Câmeras foram instaladas nos tanques para divulgação dos produtos.
Produtividade ultrapassa 300 toneladas de tilápia por ano.

Do Globo Rural

Um projeto de criação de peixes no Piauí começa a dar resultados, gerando renda para dezenas de cooperados. Para melhorar as vendas e apresentar o produto em qualquer lugar, câmeras foram instaladas ao lado dos tanques, o que permite a visualização pela internet.
O projeto de piscicultura na Barragem de Bocaina, no sul do Piauí, foi implantado em 2005. Começou com 70 tanques-redes e hoje já são 500, com 40 cooperados. A produtividade ultrapassa 300 toneladas de tilápia por ano.
A estação de produção de alevinos, construída em parceria com a prefeitura de Bocaina, ajuda a reduzir os custos. De 15% a 20% do total de alevinos já são produzidos na estação. “Com o surgimento da cooperativa, veio a ideia da gente produzir em maior escala, com um melhoramento genético, para atender a cooperativa”, explica Domingos Macedo, secretário de Agricultura de Bocaina.
O criador João Francisco da Luz descobriu a atividade há seis anos. Desde então, o produtor rural decidiu investir também na criação de peixes. Hoje ele é o cooperado com o maior número de tanques-rede. Mesmo com a produtividade alta, o retorno financeiro ainda esbarra em algumas dificuldades. “Setenta por cento de todas as despesas da piscicultura é com a ração, que é muito cara”.
O investimento mais recente da cooperativa é um sistema de câmeras, que está em fase de implantação. De qualquer lugar do mundo, pela internet, os cooperados têm acesso às imagens.
O presidente da cooperativa, Francisco José da Luz, afirma que os produtores esperam ampliar o mercado consumidor. “A segurança é muito importante, mas a finalidade principal é apresentar o nosso produto em qualquer lugar do planeta. Através das câmeras que estão instaladas, nós podemos estar de frente para o cliente, mostrando o produto para ele, como se estivesse aqui no local”.
Segundo Francisco, foram gastos R$ 35 mil na instalação do sistema de monitoração com 12 câmeras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário