MEDIÇÃO DE TERRA

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MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 7 de março de 2012

Contribuintes reclamam do atendimento no INSS em Goiânia


Filas, demora para ser atendido e burocracia são as principais denúncias.
Gerente executivo nega acusações e garante que centrais funcionam.

Do G1 GO, com informações da TV Anhanguera
Quem tem procurado os postos do INSS em Goiânia nos últimos dias para requerer algum benefício reclama do atendimento. Segundo os contribuintes, há demora, longas filas e falta de informação e de interesse dos funcionários em atender bem.
A dona de casa Cleusa Francisca Marcelino, de 60 anos, deu entrada na aposentadoria em setembro de 2011. Ela contribuiu 19 anos trabalhando como doméstica. Atualmente, tenta se aposentar pela idade, mas tem tido dificuldades. “Já tem seis meses que venho aqui e os funcionários alegam que não tem jeito. É muita burocracia e muita fila”, reclama.
O motorista Márcio Hidase precisa pagar o INSS para trabalhar como autônomo, mas diz que não consegue: “Já vim aqui três vezes e em todas elas o sistema estava fora do ar e sem previsão para voltar. Estou sem trabalhar por causa do INSS, pois tenho que pagar a previdência como autônomo”.
Na opinião de alguns contribuintes existem muitos problemas no atendimento e esse seria o motivo de tantas reclamações. “Acho os funcionários do INSS muito mal educados, não dão informação. Eles tinham que fazer uma reciclagem para dar um melhor atendimento e fazer a coisa andar”, sugere a corretora Josiane Teodoro.
Promesas
Em 2009 o INSS informou que mudaria o sistema de gestão e que os processos seriam resolvidos com agilidade. Porém, na prática, nada disso foi concretizado, como relatam os contribuintes.
O gerente executivo do INSS Elias José de Carvalho Filho nega as acusações de mau atendimento e garante que as centrais funcionam: “Essa realidade de que não funciona e de que os funcionários são mal educados não procede na sua totalidade porque a Previdência Social tem investido muito em capacitação”.
Quanto ao caso da dona de casa Cleusa Francisca, o gerente garantiu que ele será verificado: “Precisa ser analisado todos os carnês que ela apresentou e a gerente da unidade de Aparecida de Goiânia vai verificar a situação na próxima segunda-feira”.

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