MEDIÇÃO DE TERRA

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MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 19 de março de 2012

Começam as obras de dragagem do Porto do Recife


Intervenção deve durar 60 dias e o investimento é de R$ 21,5 milhões.
Profundidade média passará a ser de 12,8 metros.

Katherine Coutinho Do G1 PE

Draga começou os trabalhos no Porto do Recife nesta segunda. (Foto: Katherine Coutinho / G1)Draga começou os trabalhos no Porto do Recife
nesta segunda (Foto: Katherine Coutinho / G1)
Começaram nesta segunda-feira (19) as obras do Porto do Recife. Será realizada a dragagem do canal de acesso, da bacia de manobras e a extensão dos berços de atracação do cais zero ao cais nove. Com isso, a expectativa é de que a profundidade média do porto passe a ser de 12,8 metros, podendo assim receber navios maiores, inclusive de passageiros, em especial durante a Copa do Mundo em 2014.
Com investimento de R$ 21,5 milhões, a expectativa é que as obras durem 60 dias. "Nós estamos resgatando o Porto do Recife como uma rota importante para navios nacionais e internacionais de carga. Com essa dragagem, nós vamos colocar a profundidade do Porto em mais de 12 metros e vamos tirar uma grande pedra que há muito impedia que navios maiores atracassem aqui", explica o governador de Pernambuco, Eduardo Campos.
Para a Copa do Mundo, as expectativas são as melhores. “Já fomos procurados pelo México e assinamos uma carta de intenção. Se eles foram sorteados para jogar aqui no Recife, devem mandar três navios para cá. Eles já contataram também outros portos do Brasil. Com a dragagem, podemos receber navios maiores, inclusive de passageiros”, adianta o diretor-presidente do Porto, Pedro Mendes.
Eduardo Campos esteve no navio antes da operação. (Foto: Katherine Coutinho / G1)Eduardo Campos esteve no navio antes da
operação (Foto: Katherine Coutinho / G1)
Em 2011, o Porto do Recife movimentou 2 milhões de toneladas em cargas. Com a vinda de mais uma empresa de contêiner e a dragagem, entre outros fatores, a expectativa é de um crescimento de 50% na movimentação, atingindo 3 milhões de toneladas. “Vamos poder baratear a carga de açúcar, porque, por causa das deficiências do porto, poucos navios estavam topando fazer o transporte do açúcar daqui para o mercado europeu e norte-americano”, diz o governador.
O Porto do Recife já tinha sido dragado em 2009, quando atingiu o atual calado, de 9,5 metros. "Historicamente, entendia-se que o porto tinha apenas areia, mas encontramos pedras na última dragagem. Os grandes navios pedem dez metros pelo menos, esperamos aumentar para 12,8 metros agora e poder receber navios com contêineres maiores. Os guindastes já estão aí", explicou Pedro Mendes.
As obras serão feitas por duas dragas da empresa holandesa Van Oord, vencedora do processo de licitação. "Temos uma draga sugadora, que vai retirar o material mole, areia. A nossa cortadora, que vai cortar e retirar as pedras, chega na quinta-feira (22). Vamos trabalhar 24 horas por dia, com aproximadamente 45 pessoas, entre brasileiros e holandeses", detalha o gerente de operações da empresa no Brasil, Jurgen Nieuwenhoven.
Obra de dragagem deve durar dois meses. (Foto: Katherine Coutinho / G1)Obras de dragagem deve durar dois meses
(Foto: Katherine Coutinho / G1)
De acordo com o diretor-presidente do Porto, há planos para aumentar em 500 metros o cais. Um estudo também está sendo feito para a recuperação da infraestrutura do cais de atracação, uma obra estimada em R$ 200 milhões pela administração do Porto. O estudo deve ser concluído até abril. “Até 2014, queremos estar com essas obras prontas”, conta Mendes.
As melhorias passam também pela conclusão das obras do terminal de passageiros. “Vamos também melhorar a chegada dos navios de passageiros. O Porto do Recife reencontra sua vocação novamente. Está ficando pronta a estação de passageiros já para 2013 e, a partir dessa dragagem, muda completamente o volume de cargas aqui no Porto”, acredita o governador.

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