MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 18 de março de 2012

Começa a fabricação de vinho em Ipameri, no sudeste de Goiás


Além da bebida, produtor da região aproveita uva para suco e geleia.
Dependendo da aceitação do mercado, ele pretende ampliar o negócio.

Do G1 GO, com informações da TV Anhanguera
 A colheita da uva em Ipameri, no sudeste de Goiás, terminou. Mas o produtor da região tem muito trabalho pela frente. O principal produto a ser fabricado é o vinho, além de sucos e geleias artesanais .
Após seis meses cultivando dois hectares de uva, o produtor rural Alcino Gratão colheu 15 toneladas da fruta. Nove delas vão para o beneficiamento.
Alcino fabrica o vinho em casa. As instalações são modestas e o processo é todo artesanal. Tudo começa com a separação dos talos. Em seguida, a uva é esmagada manualmente.
“É preciso esmagar para chegar a uma calda. Para fazer esse trabalho é preciso muita paciência”, diz o agricultor.
Depois, a calda é colocada em um recipiente onde acontece a fermentação alcoólica, ou seja, a transformação da uva em vinho. O produto segue então para um tanque de descanso e fica em decantação por oito meses.
Para finalizar, o vinho vai para barris de carvalho, onde é envelhecido. Segundo Alcino, é dentro dos barris que o vinho pega o gosto que deve ter e dá a dica: “quanto mais velho melhor”.
Alcino espera produzir este ano cerca de 2 mil garrafas de vinho. Ele pretende vender cada uma a aproximadamente R$ 20. Além do vinho, Alcino está diversificando a produção.

O suco de uva é uma das novidades na propriedade. A fabricação, segundo ele, é bem simples. Depois de retirar os talos, as frutas vão para um recipiente onde são aquecidas a uma temperatura de 80º. O cozimento serve para extrair o suco, que em seguida é engarrafado.
Depois de retirar o suco, o que sobra continua cozinhando e vira geleia. A previsão é produzir quatro mil potes, que vão custar R$ 10 cada um.

Há cinco anos investindo no beneficiamento da uva, Alcino agora quer mais. “Futuramente pretendemos ampliar e construir, na própria fazenda, uma agroindústria para podermos agregar valor no que estamos produzindo”, planeja o agricultor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário