MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 21 de março de 2012

Com Down aos 72 anos, homem contraria previsão dada no ES


Dia Internacional da Síndrome de Down é celebrado nesta quarta-feira (21).
Vida saudável é receita de longevidade, dizem médicos.

Do G1 ES com informações da TV Gazeta

Quando os médicos prepararam a família de seu Albercio Guimarães, que tem síndrome de Down, para uma vida curta, de no máximo 40 anos, ninguém imaginava que ele chegaria saudável aos 72. Neste Dia Internacional da Síndrome de Down, 21 de março, os médicos dizem que basta tomar cuidados comuns a qualquer pessoa para viver muito.
A irmã de Albercio, Odila Guimarães, acredita que, além de uma vida saudável, doar amor e carinho a quem tem Down completa a receita da longevidade. “Ele já passou 32 anos da idade que os médicos disseram que viveria”, disse.
Outro exemplo de superação da síndrome de Down é o da ajudante de salão de beleza Brena de Paula. Ela trabalha com a mãe, marca horários dos clientes e passou por cima do preconceito com eficiência. "Marco tudo direitinho. Não tenho problemas com os funcionários, converso com eles, almoçamos em um restaurante perto daqui", relata Brena, que sempre teve o apoio incondicional da mãe.
A microempresária Eliane de Paula diz que a filha vence limitações todos os dias. “Cada coisinha que ela faz, para mim, é uma vitória muito grande, muito pessoal. É muito bom", contou.
Para os médicos, as conquistas das pessoas com síndrome de Down ficarão cada vez mais comuns. Além disso, a expectativa de vida deles continuará aumentando, desde que todos os cuidados com saúde e alimentação sejam tomados.
"Fazer avaliação cardiológica, acompanhamento do colesterol, do triglicérides, avaliação da tireoide, fazer um acompanhamento médico regular de prevenção. Com isso, nós temos hoje portadores de síndrome de Down com 40, 50 anos, e saudáveis", explicou a médica geneticista Terezinha Cintra.
A atendente de salão de beleza Brena de Paula tem Síndrome de Down, o que não a impediu de vender desafios no Espírito Santo (Foto: Reprodução/TV Gazeta)A atendente de salão de beleza Brena de Paula tem Síndrome de Down, o que não a impediu de vencer desafios (Foto: Reprodução/TV Gazeta)

Nenhum comentário:

Postar um comentário