MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 9 de março de 2012

Citado como grande humanitário, Guga chora e é oficializado no Hall


Diante de Maria Esther Bueno e Thomaz Koch, ex-número 1 do mundo fala do pai, dos incentivadores e dos exemplos que seguiu no circuito mundial

Por Alexandre Cossenza São Paulo
Houve lembranças, emoção, lágrimas... A cerimônia que oficializou a entrada de Gustavo Kuerten no Hall da Fama Internacional do Tênis, contudo, foi uma celebração do caráter humanitário do tricampeão de Roland Garros e da gratidão do catarinense a seus exemplos. Nesta quarta-feira, em São Paulo, Guga só comentou seus feitos quando indagado por jornalistas. Quando teve o microfone livre, falou de seus pais e de dois ídolos que presenciaram a cerimônia: Maria Esther Bueno e Thomaz Koch.
Guga - Choro (Foto: Anderson Rodrigues/Globoesporte.com)Guga enxuga lágrimas após rever imagens de sua carreira (Foto: Anderson Rodrigues/Globoesporte.com)
- Tenho que confessar que nos meus primeiros 10 ou 12 anos de tênis, eu nem sabia que o Hall da Fama existia. Estava muito longe das minhas expectativas ou imaginacão. Agora sei o quanto é importante estar lá. Sei que tive pessoas para seguir, como a Maria Esther e o Thomaz,. Pessoas que me ajudaram a encontrar uma maneira de acreditar que isso seria possível. Na imaginação do meu pai, eu não conseguia chegar tão longe. Eu tive exemplos aqui no Brasil em geral, como o Ayrton Senna, que foi um mito e me orientou no começo da carreira, e também os tenistas internacionais, obviamente. Bjorn Borg, John McEnroe, caras dessa esfera. Depois Sampras, e Agassi.
Em 13 anos de carreira, Gustavo Kuerten conquistou 466 vitórias (358 em simples), levantou 28 troféus (20 em simples), triunfou três vezes em Roland Garros, ocupou o posto mais alto do ranking mundial por 43 semanas e levou o Brasil às semifinais da Copa Davis. O presidente do Hall da Fama, Christopher Clouser, nem citou os números. Ao anunciar a entrada de Guga, o executivo falou dos feitos fora de quadra.
- No ano passado, em Newport (EUA), tivemos a entrada de Andre Agassi. Além de ser um grande jogador, Andre, como Guga, é um grande humanitário. Ele usou a força do tênis para melhorar a vida das pessoas. Guga, como grande jogador, mas também grande humanitário, estou feliz em anunciar que você foi eleito para o Hall da Fama.
Pouco depois das palavras de Clouser, imagens da carreira de Guga foram exibidas nos telões do auditório. Ao rever suas conquistas e até o discurso de despedida no Brasil Open, em 2008, o catarinense não conteve as lágrimas. A cerimônia de imortalização será no dia 14 de julho, em Newport, no Hall da Fama, em cerimônia televisionada internacionalmente e com cerca de 7 mil espectadores no local. Junto com o brasileiro, entrarão para o Hall o espanhol Manuel Orantes, o cadeirante Randy Snow e o promotor Mike Davis.
É possível até dizer que o catarinense de 35 anos entra para o Hall antes da hora. O costume é que um atleta só seja eternizado cinco anos depois de sua aposentadoria. Guga, porém, não precisou tanto. Como ficou muito tempo parado por causa de sua lesão no quadril, já cumpriu o período exigido de cinco anos sem resultados significantes no circuito. Os outros quesitos para sua imortalização eram um "currículo distinto de feitos competitivos no mais alto nível internacional", além de "integridade, esportividade e caráter". Indicado para o Hall da Fama em agosto do ano passado, o brasileiro precisava de 75% de aprovação em uma votação realizada em janeiro deste ano com integrantes da imprensa especializada internacional.
Guga (Foto: Anderson Rodrigues/ Globoesporte.com)Guga se junta a Maia Esther Bueno no Hall da Fama (Foto: Anderson Rodrigues/ Globoesporte.com)
Ainda há trabalho a ser feito
Guga acredita que seu maior feito no esporte tenha sido levar o tênis a uma camada mais abrangente da população brasileira. Hoje, enquanto cuida de seu projeto social, o Instituto Guga Kuerten, e trabalha ao lado da Confederação Brasileira de Tênis (CBT) para melhorar o trabalho de base no país, o ex-número 1 afirma que vai continuar se esforçando para deixar a modalidade cada vez mais acessível.
- (O maior feito) foi trazer o tênis para a boca das pessoas na rua, seja na padaria, no açougue, no supermercado, coisa que não existia. E trazer o tenista, aquela pessoas intocável, para uma pessoa mais comum. Isso me dá uma satisfação bastante especial. Era difícil acreditar, mas hoje, me emocionando com essas imagens, com a minha trajetória... de uma certa forma, também mereço estar presente neste espaço que simboliza toda a história do tênis até hoje. Eu continuo com o objetivo de trazer o tênis para uma esfera mais popular. O que eles (Koch e Bueno) fizeram tem que ser relembrado para sempre. A Maria Esther bota Federer, Nadal, essa turma toda no bolso. E a gente não convive muito com isso no dia a dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário