MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 13 de março de 2012

Cercado por praias, parque é opção ecológica em Guarapari, ES


Cor escura rendeu a Lagoa dos Caraís o apelido de Coca-Cola.
Para universitária paulista, o lugar foi onde teve a melhor experiência.

Do G1 ES
Diferença de cor entre água do mar e Lagoa da Coca-Cola é nítida, no Espírito Santo (Foto: Amanda Monteiro/ G1 ES)Diferença de cor entre água do mar e Lagoa dos Caraís é nítida (Foto: Amanda Monteiro/ G1 ES)
Ao lado do mar, a lagoa dos Caraís, em Gurapari, Espírito Santo, chama atenção dos turistas pela cor escura, que rendeu ao lugar o apelido de Coca-Cola. O estudante Eduardo Fraga, que visitou o alagado neste verão, ficou surpreso com a proximidade das águas e diferença de cores. “Tudo junto, forma uma paisagem impressionante”, conta. A lagoa fica no Parque Paulo Cesar Vinha e é a única reserva liberada para banho na região.
Fraga, que mora no Rio de Janeiro, visitou a reserva com amigos capixabas. “A água da lagoa é morna, sendo assim um lugar legal para ficar relaxando e conversando”, diz. Para a universitária paulista Eliana Lee, o lugar foi onde teve a melhor experiência no Espírito Santo. “Fizemos uma caminhada dentro da reserva, sendo metade do caminho uma trilha pela mata e a outra metade à beira da praia”, relata.
ParqueO nome da reserva é em homenagem ao biólogo Paulo César Vinha, que era contra o extrativismo de areia na área do parque e morreu assassinado por ser engajado na luta pela preservação dos recursos naturais do local.
Na flora típica da área da reserva, é fácil encontrar orquídeas, bromelhas, cactos e outras espécies típicas da restinga. Quanto à fauna, pode-se encontrar o sagui-da-cara-branca, a capivara, a jaguatirica, além de aves, répteis, anfíbios, insetos e peixes. O Parque Estadual Paulo César Vinha é protegido pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente (IEMA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário