MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 19 de março de 2012

Campanha contra a tuberculose terá palestra em unidades de saúde de MT


Campanha é em comemoração ao Dia Mundial Contra a Tuberculose.
Além de palestras, agentes vão realizar visitas às residências.

Do G1 MT

A Secretaria de Saúde de Cuiabá (SMS) vai realizar, desta segunda (19) até sexta-feira (23), uma campanha de prevenção à tuberculose, como parte da programação do Dia Mundial Contra a Tuberculose, comemorado no dia 24 de março. A campanha consiste em visitas às residências, bem como palestras educativas à população, no sentido de informar aos moradores sobre os riscos da doença e as formas de prevenção e tratamento.
A campanha vai mobilizar toda a equipe de enfermeiros, médicos e agentes de saúde, que irão realizar palestras educativas e panfletagem nas 92 unidades de saúde, bem como nos postos do Programa Saúde da Família (PSF).
A tuberculose é uma doença causada por uma bactéria que ataca principalmente os pulmões, mas pode também ocorrer em outras partes do corpo, como ossos, rins e meninges (as membranas que envolvem o cérebro). Ela é transmitida de pessoa a pessoa ao espirrar, tossir ou falar, quando o doente com tuberculose expele as bactérias que podem ser aspiradas por outras pessoas.
Segundo a coordenadora da SMS, Silvana Benevides, o objetivo da campanha é detectar, através de visitas, não apenas quem apresenta os sintomas típicos da tuberculose, como também o resgate daqueles que abandonaram o tratamento.
Dados da SMS apontam que o percentual de abandono do tratamento da tuberculose é, em média, de 9% do total de cadastrados. "Assim, cabe aos agentes comunitários visitar casa a casa e detalhar os procedimentos necessários para que o quadro de saúde seja restabelecido", explicou Benevides.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, somente em 2011 foram registrados 426 casos da doença em Cuiabá. “Esta campanha é um mutirão contra a tuberculose. E o trabalho das equipes de Educação em Saúde tem sido contínuo nesse aspecto”, afirmou a secretária, alertando ainda que é preciso atenção frequente para os perigos que a tuberculose representa no contexto social.
O principal sintoma da doença é a tosse por mais de três semanas, que pode estar acompanhada de um dos seguintes sintomas: falta de apetite, perda de peso, cansaço, dor no peito, febre e suor noturno. Após o diagnóstico, o tratamento deve ser feito por um período mínimo de seis meses, diariamente e sem nenhuma interrupção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário