MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 16 de março de 2012

Brasil pode não ter fábricas de importadoras de veículos


Agência Estado
Redação Folha Vitória
São Paulo - As importadoras de veículos que anunciaram a instalação de fábricas no Brasil estão repensando seus investimentos. A informação é do presidente da Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores (Abeiva), Flávio Padovan, eleito hoje. "Mesmo as empresas que têm planos (de montar uma fábrica no Brasil), estão repensando", disse.

Segundo o executivo, a Abeiva tenta, junto ao governo federal, uma flexibilização para a medida que aumentou em 30 pontos porcentuais o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), em vigor desde dezembro de 2011. "As fábricas estão revendo a intenção de instalar fábricas e precisamos de uma regra clara em relação ao IPI. Precisamos que a rede de concessionárias sobreviva até lá", disse.

Um dos objetivos da Abeiva em relação às conversas com o governo é estabelecer um sistema de cotas para a importação por parte das empresas associadas da Abeiva. "Há rumores de que o sistema de cota não foi aceito (pelo governo), mas ainda não recebemos uma posição oficial", disse o executivo.

Nessa semana, o diretor de produção da BMW, Frank-Peter Arndt, disse na Alemanha que o grupo pode desistir de construir uma fábrica em Santa Catarina ou São Paulo. "Não iremos para o Brasil para termos prejuízo", afirmou. As chinesas Chery e JAC Motors também têm planos de instalar fábricas no País, mas informaram que o cronograma não foi alterado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário