MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 23 de março de 2012

Brasil cede Copa América de 2015 para o Chile, diz imprensa do país


Após encontro com Marin em São Paulo, presidente da federação chilena pode anunciar a mudança neste sábado em Santiago

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
José Maria Marin visita João Havelange no hospital (Foto: Márcio Iannacca / GLOBOESPORTE.COM)Marin teve reunião com chileno nesta sexta (Foto:
Márcio Iannacca / GLOBOESPORTE.COM)
A Copa América de 2015, que estava marcada para ser realizada no Brasil, será no Chile. É o que garante a imprensa do país nesta sexta-feira. Segundo o jornal "La Tercera", o presidente da federação chilena (ANFP), Sergio Jadue, fará o anúncio da mudança no sábado.
O acordo teria sido fechado por Jadue durante almoço com o presidente da CBF, José Maria Marin, nesta sexta na casa do substituto de Ricardo Teixeira, em São Paulo. O site oficial da CBF noticiou o encontro, mas não deu detalhes sobre o assunto discutido.
O Chile receberia a Copa América somente em 2019, mas passou a negociar com a CBF para receber a edição de 2015, já que o Brasil terá pela frente a Copa das Confederações em 2013, a Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas no Rio em 2016.
O Brasil não organiza o torneio continental desde 1989, quando foi campeão vencendo o Uruguai na final no Maracanã (1 a 0 , gol de Romário). Dois anos depois, o Chile recebeu a Copa América pela última vez. Algumas cidades brasileiras chegaram a ser anunciadas como sedes de 2015, como Belém e Goiânia, durante a gestão de Ricardo Teixeira.
De acordo com o "La Tercera", o ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, teria chegado a um acordo com o governo chileno para ceder a organização da Copa América de 2015. Porém, em 2009 Teixeira negou que o Brasil abriria mão do torneio e frustrou a ANFP, então presidida por Harold Mayne-Nicholl.
Com a entrada de Jadue, as negociações voltaram e o dirigente teria conseguido convencer alguns membros da Conmebol durante reuniões do Comitê Executivo da confederação sul-americana.  A saída de Teixeira também teria ajudado o presidente da ANFP, que passou a tratar diretamente com Marin e viajou a São Paulo para fechar a mudança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário