MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 18 de março de 2012

Associação feminina de Uberaba, MG, resgata antigas receitas


Muitas comidas gostosas da roça começaram a ficar esquecidas.
Mudança de famílias do campo para a cidade contribui para isso.

Do Globo Rural

Em Uberaba, no Triângulo Mineiro, uma loja aparentemente comum chama atenção. Os produtos são variados, vão de miniatura de igrejas à peças de artesanato, passando pela linha de comer, com tira-gostos, temperos, compotas e muito doce.
Parece um estabelecimento comum, mas não tem um dono, pertence a uma coletividade. Amur é a Associação das Mulheres Rurais de Uberaba e região. As integrantes são mulheres cujas famílias dependem do trabalho rural e que se uniram para aproveitar o conhecimento das coisas da roça.
Fazem parte desde as mulheres de trabalhadores rurais à pessoas como Ilza Helena de Oliveira, que, como outras senhoras, trabalha como voluntária. Amur tem uma lista de mais de 100 itens, a maioria comida.
Na comunidade Santa Rosa, a agricultura Geraldina Rodrigues transforma amargo em doce. O jiló é uma planta da família da berinjela e conhecido por ser amargo, mas Geraldina faz dele um doce maravilhoso. “Lava o jiló, tira o talo, descasca, enxágua e ferventa trocando a água várias vezes com uma pitada de bicarbonato até sair o amargo. Uma calda é feita com um litro de água, um quilo de açúcar e três ou quatro folhas de figo. Deixa engrossar bem no fogo e joga o jiló ferventado até quea calda esteja encorpada”, explica.
Confira a lista de ingredientes
1 quilo de jiló fervido com uma pitada de bicarbonato
Calda
1 litro de água
1 quilo de açúcar
4 folhas de figo
Coloque o doce em vidros de 500 gramas, que podem ser vendidos a R$ 15.
A fazenda Santo Inácio fica a 40 quilômetros de Uberaba, no município de Conquista. A receita de lá é no mínimo curiosa, doce de carne com tutano. Quem ensina é a agricultora Cristiane Rocha.
Os ingredientes são
2 patas de boi
5 litros de leite
2,3 quilos de açúcar
1 pitada de bicarbonato

Nenhum comentário:

Postar um comentário