MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 9 de março de 2012

Aniversário do Recife terá quatro dias de festa e show com quase 40 artistas


Show dos filhos da cantora Elis Regina também está na programação.
Mais de 300 músicos, atores e bailarinos farão esquetes no Recife, RJ e SP.

Do G1 PE

Prefeito João da Costa (Foto: Luna Markman/G1)Prefeito João da Costa anuncia a programação
(Foto: Luna Markman/G1)
Os 475 anos do Recife serão comemorados com quatro dias seguidos de festa na cidade. O ponto alto da celebração será o show "Recife em Canto", na segunda-feira (12), onde quase 40 artistas locais e nacionais vão cantar músicas pernambucanas em um palco armado no Marco Zero. A entrada é de graça. A programação completa foi divulgada nesta quinta-feira (8) em coletiva à imprensa.
A festa começa na sexta-feira (9), no Pátio de São Pedro, a partir das 19h, com shows da Banda Viruz, Comunidade Azougue e Ortinho. No sábado (10), a partir das 19h30, é a vez da Orquestra Maia, Zé Manoel e Nonô Germano se apresentarem no mesmo local.
O domingo (11) será bastante movimentado no Marco Zero. A partir das 7h30, será dada a largada ao 4° Passeio Ciclístico do "Conheça o Recife Pedalando". Às 17h, está programado um samba pernambucano com Belo Xis e Wellington do Pandeiro, além da concentração de agremiações para um grande cortejo. A partir das 18h, acontecem as saídas da Gigantes do Samba, do Galo da Madrugada e da Unidos da Tijuca, escola campeã do carnaval carioca que homenageou o centenário de Luiz Gonzaga. Esta última também fará um show.
Aniversário
O tradicional corte do bolo será na Praça do Arsenal, às 18h, na segunda-feira, dia do aniversário da cidade. O evento contará com a participação da Orquestra 100% Mulher e o Bloco O Bonde. Às 20h, ocorre o show "Recife em Canto".
Emílio Santiago e André Rio (Foto: Luna Markman/G1)Emílio Santiago e André Rio (Foto: Luna Markman/G1)
O roteiro, elaborado pelo cantor e compositor André Rio e o jornalista Alexandre Silpert, promoverá encontros inusitados entre artistas, sempre com foco na música pernambucana. Entre as parcerias, Luiza Possi e Nena Queiroga; André Rio e Emílio Santiago; Joelma e Chimbinha; Elba Ramalho e Almir Rouche; Cristina Amaral e Liv Moraes; Nádia Maia e Paulinho Leite.
"Pensamos no show, há cerca de 20 dias, porque tinha uma lacuna na data comemorativa. Quando fiz as primeiras ligações, outros artistas souberam e quiseram participar também, o que foi muito legal. Gente que traz Recife no coração e quer fazer a sua homenagem. Antes, seriam 12 músicas para 12 cantores, mas tivemos que aumentar o repertório e terá até trio no palco", disse André Rio.
"Fiquei muito feliz com o convite. Adoro Recife, venho aqui desde 1978. A cidade tem muito a ver com meu estilo de vida, as pessoas são alegres e, musicalmente falando, ele é muito rica. Faz uns dois anos que não faço show aqui, já estava com saudade", falou Emílio Santiago, que até apartamento na capital pernambucana ele comprou, no bairro de Santo Amaro.
No repertório, canções tradicionais com novas releituras, como "Último regresso" (Getúlio Cavalcanti), "Pelas ruas que andei" (Alceu Valença), "Minha cidade" (Luga Queiroga) e "Recife Nagô" (J. Michiles). No evento, também será apresentada a canção "12 de março", composta por André Rio, Fábio Trummer e DJ Dolores. "Cada um fez a sua parte e tivemos um dia só para reunir todo o material. A letra foi mais o que Fabinho pensou. A harmonia é minha e o ritmo, de [DJ] Dolores", explicou André.
Quem abre a noite é Luciano Magno e a Orquestra Frevo Big Band, a partir das 19h. Também foram escalados para participar do show Maestro Forró, Benil, Irah Caldeira, Gustavo Travassos, Maestro Spok, Gerlane Lops, Ylana Queiroga, Lucas dos Prazeres, Vanessa Oliveira, Edilza, Geraldinho Lins, Santana, Petrucio Amorim, Josildo Sá, Rogerio Rangel, Andreza Formiga, Roberto Cruz, Edy Carlos, Adriana BB e Cezzinha.
Entre uma apresentação e outra, trechos de poesias de autores regionais . Obras de Manuel Bandeira, Carlos Pena Filho e Natália Parreiras foram algumas das selecionadas. "Toda essa programação mostra como o Recife é: plural e democrático", disse o prefeito da cidade, João da Costa.
Ainda para celebrar os 475 anos da cidade, o prefeito anunciou que, no dia 25 de março, ocorrerá a Corrida das Pontes, com largada do Marco Zero, e, no dia 1° de abril, o show "Viva Elis", com Maria Rita e João Marcelo Bôscoli, no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife, a partir das 18h. A entrada é de graça. Além da apresentação, também acontecerá uma exposição multimídia em memória aos 30 anos de morte da cantora.
Happening
Também na segunda-feira (12), mais de 300 músicos, atores e bailarinos farão cem esquetes em ruas do Recife, São Paulo e Rio de Janeiro em comemoração ao aniversário da capital pernambucana. A ação, promovida pela Secretaria Municipal de Turismo, será marcada pelo improviso de perfomances com a possibilidade de participação do público, um formato de apresentação chamado de happening. Os eventos acontecerão em locais de grande circulação de gente, como o calçadão de Copacabana e a Avenida Paulista. As bailarinas Bella Mais e Flaira Ferro assinam a direção artística e maestro Spok, a direção musical.

Nenhum comentário:

Postar um comentário