MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 7 de março de 2012

Alunos 'trancam' escola e impedem aulas contra decisão da Seduc em MT


Manifestação ocorreu desde esta terça (6) em Confresa.
Estudantes devem ser remanejados de escola.

Do G1 MT

Alunos fecham escola como forma de protesto em Confresa (Foto: Agência da Notícia/Uasley Werneck)Alunos fecham escola como forma de protesto em
Confresa (Foto: Agência da Notícia/Uasley Werneck)
Cerca de 200 estudantes da escola Estadual Teotônio Carlos da Cunha Neto, no município de Confresa, a 1.160 km de Cuiabá, fecharam a entrada da unidade escolar como forma de protesto desde a noite desta terça-feira (6). A manifestação se dá por conta de uma decisão da secretaria estadual de Educação (Seduc) que determina o remanejamento de alunos do ensino médio para outra escola.
Os estudantes, que são do período noturno, permaneceram na frente da escola durante toda esta quarta-feira (7) impedindo que houvesse aulas.
A diretora da escola, Margarete Nogueira, declarou que tanto ela como os estudantes foram pegos de surpresa com a decisão da Seduc, que ocorreu na tarde de terça após uma reunião com os gestores das unidades escolares do município. Ela ressalta que a medida da secretaria é para a contenção de gastos, com o objetivo de destinar as vagas dos estudantes do ensino médio para alunos do fundamental.
“Cheguei à escola na manhã desta quarta-feira e me deparei com o portão trancado. Os alunos não estão aceitando a determinação da Seduc, pois, já estão adaptados. Eles exigem a presença de algum representante da pasta para ouvi-los”, declarou a diretora ao G1. Uma representante da Seduc esteve reunida com os estudantes na tarde de hoje, mas ainda não houve negociação para retorno das aulas.
A diretora disse ainda que foram realizadas adequações e reformas na escola Nove de Julho para o recebimento dos estudantes do ensino médio. Segundo ela, o objetivo da Seduc, seria a contenção de gastos, destinando as vagas para estudantes do Ensino Fundamental.
A polícia Militar e membros do Conselho Tutelar também estiveram presentes no local para conter a manifestação. A coordenadora de gestão escolar da Seduc, Alcimaria Ataídes da Costa, informou que a Promotoria de Justiça do município está intervindo no protesto para que as aulas retornem ainda nesta quarta-feira.
A estudante Cristiane Geleski, do 3º ano do ensino médio, afirmou que o primeiro bimestre já está sendo concluído e que os alunos serão prejudicados com as mudanças. “Não sabemos quem serão os nossos novos professores e qual será o sistema da escola, sem contar a distância da escola Nove de Julho em relação a outra, onde a maioria dos estudantes mora próximo”, declarou ao G1 a estudante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário