MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 7 de março de 2012

Agricultores ligados ao MST ocupam área da Chesf em Petrolândia, PE


Abastecimento de água em área de perímetro irrigado foi interrompido.
Protesto é para que canais beneficiem os assentamentos da região.

Do Globo Rural
A Companhia Hidrelétrica do São Francisco, Chesf, têm dois reservatórios para atender um perímetro irrigado que abrange quase 30 agrovilas de Petrolândia, no sertão de Pernambuco.
Juntas, as duas barragens são responsáveis pela irrigação de seis mil hectares com plantios de frutas e verduras na região, mas o fornecimento de uma barragem, a mais próxima da cidade, foi interrompido no último domingo (04).
O fechamento da válvula que libera a água foi feito pelas lideranças locais do MST. Mais de 700 famílias invadiram a estação de recepção e bombeamento e estão acampadas em área restrita, pertencente à Chesf.
Os agricultores resolveram interromper a irrigação em protesto. Afirmam que em 2005 fizeram acordo para que a água também chegasse a 21 agrovilas e seis assentamentos. Hoje, de acordo com o MST, 1.300 famílias ainda dependem da água de poços e do abastecimento de carros-pipa.
As águas do Rio São Francisco estão a menos de 10 quilômetros. As famílias que ocuparam a área reivindicam à Chesf que canalize água suficiente para agrovilas e assentamentos, assim, os agricultores teriam condições de produzir.
A Secretaria de Agricultura do município acompanha a situação e aguarda a chegada de representantes da Chesf para conversar com os trabalhadores.
Os integrantes do MST permanecem na área do reservatório e informam que liberaram o abastecimento de água para as comunidades rurais.
João Franklin, superintendente de operações da Chesf, a Companhia Hidroelétrica do São Francisco, informa que o responsável pela área  vai discutir o problema com os manifestantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário