MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Vovô do Ilê diz que é preciso investir mais no Circuito Mãe Hilda


Grupo inaugura trajeto do bairro da Liberdade na noite deste sábado (18).
Desfile do bloco neste ano leva o tema 'Negros do Sul. Lá também tem'.

Do G1 BA

Ilê Aiyê (Foto: Divulgação/SecultBA)Ilê Aiyê (Foto: Divulgação/SecultBA)
Conhecido como a "pérola negra" da Bahia, o Ilê Aiyê comanda neste sábado (18), a partir das 20h, a noite de estreia do Circuito Mãe Hilda (Liberdade). O presidente do bloco afro, Antônio Carlos dos Santos, o "Vovô", disse ao G1 estar feliz em inaugurar o trajeto que oficialmente abrange a área do Curuzu até a Soledade, mas acredita que ainda é preciso investir mais no carnaval do bairro.
“Foi criado o circuito, mas não houve um investimento diferente. A infraestrutura e a organização continuam as mesmas dos anos anteriores". Vovô destacou ainda que os blocos afro seguem sem espaço. “Nos dão pouca visibilidade, não nos empoderam. É difícil bater com o racismo nesse ramo empresarial. Hoje tudo está muito empresarial, mas existem ainda os carnavalescos que têm o prazer de fazer o carnaval".
O desfile deste ano leva o tema "Negros do Sul. Lá também tem", em referência a população afrodescendente dos estados do Sul do Brasil. A cerimônia de saída do bloco será comandada por Hildelice Benta dos Santos, filha de Mãe Hilda dos Santos, falecida em 2009. Depois do percurso pelas ruas da Liberdade, o Ilê Aiyê vai para o centro da cidade, saindo do Campo Grande até a Praça da Piedade.
Musa do Ilê
Deusa do Ébano (Foto: Divulgação/Ilê Aiyê)Deusa do Ébano (Foto: Divulgação/Ilê Aiyê)
A funcionária pública Edjane Nascimento, de 27 anos, é a Deusa do Ébano do Ilê Aiyê para o carnaval de Salvador em 2012. A vencedora do concurso, chamado de Noite Beleza Negra, concorreu com outras onze mulheres no sábado (28), no Centro Cultural Senzala do Barro Preto, no bairro do Curuzu.
No concurso, são analisados os trançados dos cabelos, as vestimentas e, especialmente, a graça e a desenvoltura das candidatas nas danças afro-baianas. Com a festa, o Ilê Aiyê tem o objetivo não só de premiar a beleza, como fortalecer a identidade e a consciência entre as mulheres negras baianas.
O júri foi composto por nomes como Edvaldo Brito, vice-prefeito de Salvador, o deputado Federal Nelson Pelegrino, a desembargadora Luislinda Valouis e o secretário de Cultura, Albino Rubim. Além deles, também faziam parte do corpo de jurados Amélia Conrado, Vera Lúcia Lopes, Nildinha Fonseca e Alexsandro Souza.
Como Deusa do Ébano, Edjane vai acompanhar o bloco do Ilê, conhecido como ‘o mais belo dos belos’, no carnaval de 2012. Após a folia momesca, ela se apresenta na Argentina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário