MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

UM ABSURDO

Crianças estudam em barracos improvisados em cidade de MT

Obra de nova escola deveria ter sido entregue em 2010.
Secretaria informou que nova escola ficará pronta em agosto.

Do G1 MT
Escola improvisada MT (Foto: Reprodução /TVCA)Alunos estudam em sala improvisada em Barra do
Bugres (Foto: Reprodução /TVCA)
Alunos e professores da Escola Estadual José Mariano Bento, no município de Barra do Bugres, a 169 quilômetros de Cuiabá, estão há cinco anos estudando em locais improvisados. Nas salas com parede de madeira, estudantes de várias séries dividem o mesmo espaço. Já os alunos mais velhos ficam em barracos de palha.
Segundo os professores, a situação é ainda mais preocupante porque perto do local está sendo construída uma nova escola, que deveria ter sido entregue em setembro de 2010. A instituição de educação infantil com estrutura precária fica em uma comunidade quilombola.
Em uma sala, crianças da alfabetização e alunos da primeira série dividem espaço em um local pequeno. "Aqui é muito apertado. Quando queremos fazer uma atividade diferente, uma interação maior, não tem como", disse a professora Lucimara Martins.
O mesmo cenário de improviso é visto do lado de fora, em um barraco. Alunos da 3ª e 4ª séries dizem que as dificuldades vão desde a estrutura física à falta de material didático. O local é sustentado por pedaços de madeira e palhas para cobrir o teto. O quadro onde a professora escreve é sustentado por cadeiras.
"Nós não temos biblioteca nem sala de vídeo. Quando precisa passar um vídeo, temos que levá-los na sala do professor onde só tem dois bancos. É difícil", lamentou a professora Márcia Rezendo de Souza.
A dificuldade também é vivida no transporte dos alunos. Um estudante cadeirante precisa da ajuda de um outro colega para ser carregado e colocado no banco do veículo. Ele e os amigos enfrentam estradas de terra com buracos, atoleiros e muita lama.
 Nova escolaA construção da nova escola estava prevista para ser concluída no dia 10 de setembro de 2010, conforme informa a placa da obra instalada no local. As paredes já foram levantadas e as salas já têm portas e janelas. A parceria entre o Governo Federal e do estado teve investimento de mais de R$ 1 milhão.
A assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Educação informou que a entrega da obra da nova escola está prevista para agosto deste ano. Conforme a assessoria, o atraso na conclusão da escola ocorreu por conta da demora em iniciar a obra.
A nova unidade deverá ter seis salas de aula, refeitório e laboratório de informática. Em relação à estrada da comunidade, a assessoria de imprensa da Prefeitura de Barra do Bugres informou que será feito um reparo emergencial apenas para contenção de buracos e poças de água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário