MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Tribos do AM realizam Olimpíadas Indígenas do Alto Solimões


Competição será realizada de 27 de abril a 1º de maio, na comunidade Belém do Solimões, no município de Tabatinga. Estimativa é de mil participantes

Por GLOBOESPORTE.COM Manaus
Arco e flecha, zarabatana (arma com tubo), subida (ou escalada) em açaizeiro e coquito são algumas das modalidades que aproximadamente mil indígenas disputarão da 2ª edição das Olimpíadas Indígenas do Eware (pronuncia-se Evaré). As disputas serão realizadas entre os dias 27 de abril e 1º de maio, na comunidade indígena Belém do Solimões, localizada no município de Tabatinga (a 1.105 quilômetros de Manaus).
Copa indígena será realizada em Tabatinga, no Amazonas (Foto: João Pinduca Rodrigues/Agecom)Indígenas disputarão competições tradicionais, como a zarabatana (Foto: João Pinduca Rodrigues/Agecom)
A competição é uma forma de integrar os povos de comunidades indígenas de municípios amazonenses como Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Tabatinga, São Paulo de Olivença, Tonantins, Amaturá e Santo Antônio do Içá. Além das modalidades tradicionais, os indígenas também competirão em esportes como futsal, vôlei, handebol, atletismo, natação, queda de braço e cabo de guerra.
O nome eware é de uma área sagrada onde foi criado o povo tikuna no Alto Solimões. Esta região é caracterizada pela demarcação de diversas terras indígenas, entre as quais Vale do Javari, Bom Intento, Lauro Sodré, Porto Espiritual, São Leopoldo, Feijoal e Nova Esperança. Destaca-se pelo tamanho, a terra Eware, localizada no lado esquerdo do rio Solimões, e Eware 2, do lado direito.
Copa indígena será realizada em Tabatinga, no Amazonas (Foto: João Pinduca Rodrigues/Agecom)Arco e flecha será uma das principais disputas  das
Olimpíadas Indígenas
(Foto: João Pinduca Rodrigues/Agecom)
Simultaneamente às disputas pelo pódio, os organizadores da Copa visam conscientizar os participantes a respeito dos graves problemas sociais que recaem, principalmente, sobre a juventude indígena daquela região do Estado do Amazonas. Entre os quais, bebidas alcoólicas, violência, drogas e suicídio.
Outro objetivo é fazer um resgate das práticas corporais esportivas e culturais, que são deixadas de lado pelos mais jovens, além de aumentar os cuidados com o meio ambiente. As programação será estendida até à noite, com várias apresentações musicais que retratam e reforçam a identidade indígena.
Para participar, o indígena precisa retirar a ficha na secretaria da paróquia e apresentar frutos da terra durante o processo de inscrição. Os produtos vão ser entregues aos participantes e ao público que prestigiar as olimpíadas.
A edição deste ano será realizada pela Fundação Nacional do Índio (Funai), Defesa Civil e prefeitura de Tabatinga, além do Governo do Estado. A última edição da competição aconteceu em 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário